Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Unsplash/@lagopett

Foto: Unsplash/@lagopett

A VPN é um recurso pouco conhecido, mas extremamente poderosa para a segurança de informações pessoais. A sigla VPN significa “Virtual Private Network”, traduzida para o português “Rede Privada Virtual”, ou seja, esta ferramenta permite ao usuário tráfego de dados de forma mais segura.

A VPN resumidamente, age como um firewall, que em vez de proteger somente seu computador, mantém seguros seus dados enquanto trafegam pela rede.

Quem usa

Este recurso geralmente é mais utilizado por empresas para manterem seus dados sigilosos, mas também pode ser utilizada por usuários individuais. Assim, a empresa pode até mesmo se conectar a uma rede pública com mais segurança, pois este recurso impede que criminosos tenham acesso às informações da empresa. Já o usuário individual pode usar a VPN para proteger e criptografar sua comunicação com a internet em redes públicas não confiáveis, como redes de Wifi de restaurantes, aeroportos etc.

Basicamente a VPN é um recurso que criptografa seus dados, ou seja, é um processo que embaralha suas informações de uma maneira que não é possível ser lida. Caso algum cibercriminoso intercepte o fluxo dos seus dados, eles terão somente códigos ilegíveis.

Recomendações

Caso você tenha interesse em contratar uma rede VPN, opte por pesquisar programas de VPN mais conhecidos e bem avaliados por outras pessoas que também utilizam este recurso.

Na contratação de um bom programa, o usuário pode ter maior segurança e privacidade na hora de realizar serviços como: transações financeiras ou fazer downloads ou upload de dados bastante sigilosos.

O usuário que quiser usar um programa de VPN em mais de um dispositivo deve também procurar provedores que permitem conexões simultâneas e possui Apps para seus dispositivos.

Funcionamento

Na hora da escolha de uma VPN para seu dispositivo, você tem que verificar se a assinatura funcionará no seu dispositivo, pois geralmente VPNs Premium funcionam em dispositivos Apple, Windows e Android. Já os serviços de VPN que são gratuitos funcionam só em determinados dispositivos.

VPN é legal? Qual a sua importância?

A VPN na maioria dos países, é legal sim, você pode usar livremente. Resumidamente ela é um recurso muito importante para o usuário não sofrer riscos quanto a ataques de cibercriminosos enquanto seus dados são trafegados na rede a qual estiver conectado.