Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece no próximo sábado, 23, em Palmas/TO, uma carreata de protesto contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro. “A carreata é fora Bolsonaro e pró saúde, pró impeachment, pró ciência”, definiu Luciano Lucas, um dos membros do Comitê Fora Bolsonaro Palmas, que organiza o movimento.

Os participantes pedem a saída de Jair Bolsonaro da Presidência da República, motivados principalmente pelos mais recentes episódios de negligência do Governo Federal frente à gestão da pandemia da covid-19. “O Governo Federal negligencia as ações desde o início. No ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) teve que interferir porque o governo sequer tinha uma política de isolamento social para enfrentar a pandemia. E hoje o Governo Bolsonaro utiliza disso, dizendo que o STF proibiu que ele atuasse, mas isso não é verdade. Ele não pode utilizar este argumento para se furtar da responsabilidade, sob pena de acontecer em outros locais o que ocorreu em Manaus/AM, com o colapso da falta de oxigênio”, argumentou Lucas.

Os manifestantes também defendem o Sistema Único de Saúde (SUS), a ciência e a aplicação das vacinas desenvolvidas contra o coronavírus. “Desacreditam a ciência, o SUS... e a gente não tem visto empenho, principalmente por parte do presidente Jair Bolsonaro, que vem colocando a pandemia como algo normal. Mas sabemos que não é algo normal. Já perdemos 211 mil brasileiros e a gente não vê uma política séria do Governo Federal. Pelo contrário, tem agido contra a ciência, contra a vacina e menosprezado a doença”, disse o organizador.

A Carreta Fora Bolsonaro acontece no próximo sábado, 23, a partir das 17h. A concentração será em frente à Estação Apinajé em Palmas. Em seguida, os participantes devem percorrer o eixo norte da Avenida Teotônio Segurado. Para evitar os riscos de contaminação pela covid-19, não serão permitidas pessoas a pé no evento e nem que os participantes desçam dos carros. 

Os organizadores orientam ainda que participem, no máximo, 3 pessoas por carro; todos os ocupantes devem usar máscara de proteção. O uso do álcool em gel no interior dos veículos também é altamente recomendado.