Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com a maior taxa de internação de pacientes com covid-19 desde o início da pandemia, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) foi às redes sociais para dizer que o atual cenário indica um possível lockdown. 

“Hoje, 17 estados brasileiros estão com 90% de ocupação dos leitos de UTI. A superlotação nos hospitais do Brasil inteiro reflete exatamente o nosso comportamento aqui fora. Ainda não estamos em lockdown, mas o cenário caminha para isso”, escreveu a prefeita.

A capital atingiu nesta sexta-feira, 26, uma taxa de hospitalização total de 78,02%. São 115 pessoas internadas. Pelo segundo dia consecutivo, a cidade contabilizou mais de 200 novos casos diários. Foram 205 confirmações somente hoje.

Com relação aos leitos clínicos-covid, a ocupação é de 72,04%, já os leitos de UTI estão 84,07% ocupados. Os dados são do portal Coronavírus Palmas, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Medidas

Com o avanço da pandemia, a Prefeitura de Palmas adotou novas medidas restritivas nos últimos dias. Desde o dia 22 de fevereiro, estabelecimentos comerciais estão proibidos de permanecerem abertos após as 20 horas.

Hoje, em um novo decreto, o Executivo também proibiu o funcionamento de escolas particulares e afins, limitou a lotação máxima dos veículos de transporte coletivo e privado e determinou sistema de trabalho remoto para servidores públicos.

Estado

Em todo o estado, a taxa de ocupação total de leitos – incluindo leitos clínicos e UTI – é de 62%. Dos 365 leitos disponíveis, 227 estão ocupados.

Desse total, 228 são leitos clínicos-covid, dos quais 119 estão ocupados – taxa de ocupação de 52%. A situação é mais grave nas UTIs. Das 137 UTI-covid disponíveis em todo o estado, 108 estão ocupadas – uma taxa de ocupação de 79%.