Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Tocantins chega ao fim desta semana com quase todos os leitos de UTI-covid da rede pública e suplementar de saúde ocupados. Nos hospitais sob gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) restam apenas 1 leito no Hospital Regional de Gurupi (HRG); 1 no Hospital Geral de Palmas (HGP) e 2 no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Os dados são da manhã desta sexta-feira, 5, e podem mudar a qualquer momento, segundo a SES, devido a desocupação de leitos por altas ou óbitos.

Na rede complementar – que são os leitos pagos pelo estado na rede privada para receber pacientes de covid-19 – a situação também é preocupante. Quase todas as unidades estão com ocupação total de leitos de UTI-Covid. Apenas o Hospital Dom Orione e o Institito Sinai, ambos em Araguaína, têm vaga, sendo apenas um leito em cada uma destas unidades.

Os leitos citados acima são para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a situação também é bastante preocupante para quem tem plano de saúde ou pode pagar por uma internação em hospital particular.

Em Palmas, a rede privada também está sem leitos de UTI disponíveis. Hospitais estão precisando desmarcar procedimentos eletivos e buscando vagas em unidades fora de Palmas ou no próprio SUS. Segundo o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Tocantins (Sindessto) não há vaga em UTI para um paciente de covid-19 que eventualmente apresente piora no quadro de saúde e precise de cuidados intensivos.

"A rede privada está 100% ocupada. Não há leitos disponíveis para pacientes que precisarem de UTI em Palmas, infelizmente. A situação pode variar de um dia pro outro, com altas etc, mas a situação até ontem era essa, leitos todos ocupados", afirmou a presidente do Sindessto, Maria Lúcia Machado.