Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Assistimos a uma das subidas mais surpreendentes da história da Bitcoin no final de 2020 - início de 2021. O preço da BTC aumentou 110% em comparação com seu pico histórico em 2017. A capitalização do mercado de criptomoedas ultrapassou o limite psicológico de 1 trilião de dólares.

Ao mesmo tempo, as altcoins ainda não mostraram resultados semelhantes. Por exemplo, o Ethereum apenas bateu ligeiramente o seu máximo histórico e retrocedeu imediatamente. Ainda assim, recentemente esta moeda tem sido cercada por rumores e previsões.

Alguns especialistas acreditam que o Ethereum não resistirá a projetos como NEO ou EOS, pois são mais versáteis e sua manutenção é muito mais barata para os programadores. Outros acreditam que a atualização do Ethereum 2.0 levará o projeto a um nível fundamentalmente novo, afetando favoravelmente o seu preço.

Vamos esclarecer este tópico em profundidade e falar sobre a previsão do Ethrereum para 2021.

Irá o Ethereum superar a Bitcoin?

Os analistas da Glassnode identificaram tendências opostas no valor do ETH e BTC. A tecnologia criada Vitalik Buterin poderá ultrapassar a BTC neste indicador.

Mas, no momento, a infraestrutura da Ethereum está subdesenvolvida e não pode competir com a BTC em termos de custos de transação. De qualquer forma, o preço do Ethereum vai subir, como sugerem os traders de criptomoedas.

Tendo em conta que o ETH resolve o problema do curto elevado das transações, é provável que apareça no topo em termos de capitalização de mercado, dizem os especialistas. É uma afirmação bastante corajosa. No entanto, faz sentido.

Outro fator importante que definitivamente afetará o preço do ETH é o lançamento de futuros na bolsa CME. Este evento está planeado para 8 de fevereiro de 2021. Os participantes do mercado que se lembram dos eventos de 2017 sabem muito bem o que aconteceu com o preço da BTC após o lançamento de futuros.

Aumento da procura da blockchain do ETH

Em 2020, os utilizadores gastaram cerca de 600 milhões de dólares em taxas de transação na rede Ethereum. O ETH superou a BTC em 83% em termos de taxas. Os especialistas da Glassnode acreditam que isso demonstra o desenvolvimento da competição entre essas duas blockchains.

Hoje, a comissão média da rede Ethereum é 5 dólares. Mas quando o preço da moeda caiu de 1300 dólares para menos de 1000 dólares há uns dias atrás, o valor médio das taxas chegou aos 19 dólares. De acordo com a YellowBlock, o volume médio diário de negociação em 30 dias atingiu um novo patamar de 23 mil milhões de dólares. Quanto à Bitcoin, a média de comissões da rede permanece nos 15 dólares.

Se o ETH se tornar mais difundido, terá todas as chances de se aproximar do preço da BTC. E se analisar o gráfico de BTC para ETH, verá que a segunda criptomoeda tem todas as chances de chegar ao topo.

Investidores institucionais e volatilidade

No início do ano, o número de endereços ativos com mais de 1000 bitcoins aumentou. Desde janeiro, tem aumentado cerca de 4%-5% a cada semana. Significativamente, o mesmo indicador de Ethereum revelou valores à volta dos 30%.

Esse salto indica que os investidores institucionais continuam interessados em criptomoedas. Além disso, o seu interesse pelo ETH aumentou significativamente. Se isso continuar, este ano será de muito sucesso para o preço do ETH.

Conclusão

Quando se trata do preço do Ethereum, é importante considerar o desenvolvimento da infraestrutura DeFi. Como essa direção é considerada promissora, a capitalização do ETH pode chegar ao 1 trilião de dólares no longo prazo, como observado pelo entusiasta de criptomoedas James Todaro.

No entanto, ethereum não é dinheiro, e a demanda por uma moeda não significa necessariamente um aumento no seu valor. Lembre-se de que quaisquer previsões de especialistas são opiniões pessoais. Pode levá-las em consideração, mas tire as suas próprias conclusões.