Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Estrutura em fase de montagem na cidade anfitriã do Jalapão, São Félix

Estrutura em fase de montagem na cidade anfitriã do Jalapão, São Félix Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estrutura em fase de montagem na cidade anfitriã do Jalapão, São Félix Estrutura em fase de montagem na cidade anfitriã do Jalapão, São Félix

Os desafios de chegar ao Jalapão por estrada não pavimentada ganham outro patamar para os competidores de rally, que têm na região um de seus trajetos favoritos. Nesta semana, o 7º Sertões Séries Baja Jalapão chega ao município de São Félix, com apoio do Governo do Tocantins, por meio de várias pastas, sob a coordenação da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A programação acontece oficialmente entre os dias 16 e 19 de junho, seguida da prova inédita Baja Jalapão 500 Milhas, no dia 21, mas a movimentação para deixar tudo organizado é uma realidade há vários dias. A estrutura receptiva está em fase de finalização no entorno do Centro de Convenções e Eventos Antônio Pereira Pugas, seguindo protocolos de proteção contra a transmissão do vírus da Covid-19.

O Governo do Estado dará todo o suporte na infraestrutura, segurança, controle de tráfego, por meio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), secretarias de Saúde, Infraestrutura, Governo e Comunicação. A programação inclui palestras educativas para crianças, jovens e adultos, além de atividades lúdicas com o público infantil. Uma lojinha de artesanato será montada para facilitar a aquisição das famosas peças em capim dourado produzidas na região. O evento também conta com parceria do Sebrae Tocantins e prefeitura de São Félix.

“Compreendendo a importância do rally para a divulgação das belezas naturais da Região Turística do Jalapão, o governador Mauro Carlesse autorizou todo o suporte necessário à organização da prova e a seus competidores”, explica o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembrando que além da parte esportiva, a programação inclui importantes iniciativas sociais e educativas voltadas para a comunidade local.

O Sertões Series é um campeonato de provas de rally cross country, que neste ano terá três etapas, em São Paulo, Tocantins e Santa Catarina/Rio Grande do Sul. Já a prova Baja 500 Milhas foi inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte e será realizada em um único dia, quando serão percorridos 800 km.

Neste ano, a competição principal, a 29ª edição do Sertões será realizada integralmente na região Nordeste, no mês de agosto.