Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Se você acompanha notícias sobre mercado financeiro, economia e afins, certamente já ouviu falar do Bitcoin. A princípio pode parecer um pouco estranho, mas quando você estuda os conceitos por trás desta e de outras criptomoedas, não fica difícil entender porque as moedas digitais vieram pra ficar.

Antes de falar das grandes oportunidades que o mercado de criptomoedas proporciona, vale a pena deixar algo muito claro. O grande medo da maioria das pessoas quando têm seu primeiro contato com bitcoin, é se esse negócio realmente vai pra frente, se o mercado corre o risco de quebrar e “derreter” o dinheiro dos investidores.

A verdade é que bitcoin é apenas o nome mais famoso da indústria, o que é totalmente compreensível já que foi a primeira moeda do tipo a ser criada. Mas o que há de realmente revolucionário nessa história toda é a tecnologia por trás do bitcoin e todas as outras criptomoedas, a blockchain. Esta é considerada uma das tecnologias mais seguras do mundo, por isso que já existem milhares de criptomoedas baseadas em blockchain.

Mercado muito além do Bitcoin

Estima-se que hoje em dia já existem mais de 10 mil criptomoedas diferentes, cada uma com suas peculiaridades e proposta de solução para um determinado problema. Muitas das quais surgiram até para solucionar limitações do próprio bitcoin.

Juntando isso ao crescente interesse da população em geral por este mercado, fica claro que há uma grande demanda pelas criptomoedas, o que é mais uma razão para acreditar que a tendência é uma maior evolução do setor até ser integrado no dia-a-dia de bancos, empresas etc.

Altcoins tem o maior potencial de alta valorização

Embora tudo indique que o bitcoin é algo que vai perdurar, ele já alcançou valores muito altos e por ter alguns anos na praça, dificilmente veremos uma grande valorização dele em um curto espaço de tempo.

No entanto, como já mencionamos antes, existem milhares de altcoins (moedas alternativas) que têm propostas interessantíssimas. Um bom exemplo disso é o boom recente do mercado de NFT’s (tokens não fungíveis).

Esta tecnologia foi rapidamente integrada pela indústria de games online, de modo que os jogadores podem monetizar as horas que passam jogando. Prova disso é o sucesso gigantesco do game Axie Infinity. Como é possível ver nesta reportagem, o valor de mercado somente deste jogo já passou da casa dos bilhões de reais.

Como consequência, o token do game (AXS) teve um grande aumento de demanda, o que elevou o preço do ativo em mais de 100 vezes do início do ano até agora. Isso significa que alguém que comprou mil reais de AXS em janeiro e guardou, hoje poderia vender os mesmos tokens por mais de 100 mil. É realmente algo que pouquíssimas categorias de investimentos podem proporcionar.

Conhecimento é fundamental para investir em criptomoedas

Apesar da belíssima promessa, é necessário ter discernimento sobre onde e quando investir seu dinheiro. Afinal, como é de se esperar, das milhares de criptomoedas disponíveis no mercado, nem todas cumprem todos os requisitos para serem consideradas bons investimentos.

Também vale salientar que, assim como todo mercado, o de criptomoedas também é diretamente influenciado pela lei da oferta e procura, o que o torna bem volátil, algo que guardadas as devidas proporções, podemos comparar com o mercado de ações, por exemplo.

Diante disso, é necessário fazer uma análise criteriosa dos ativos e do mercado como um todo para saber quais criptomoedas tem o maior potencial de crescimento a curto, médio e longo prazo. O problema aqui é que isso demanda muito tempo para estudar, analisar as diversas corretoras do setor, pesquisar sobre as moedas em si entre outras coisas.

Mas isso não significa que você deve ficar de fora caso não tenha essa disponibilidade de tempo. Isto porque existe o bitcoin-prime, uma plataforma que pode auxiliar bastante na sua caminhada de investimento em bitcoins ou em outras criptomoedas.

O que o BTC prime faz de melhor é tornar o mercado cripto mais acessível, de modo que qualquer pessoa possa fazer o registro e ter acesso a recomendações, além do suporte de parceiros para ajudar os usuários a dar o pontapé inicial nessa jornada. Tudo com a segurança e rapidez que o mundo digital exige hoje em dia.