Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

A assinatura de documentos legais é um dos aspectos mais importantes do seu negócio. Este artigo explorará como as assinaturas eletrônicas podem ajudá-lo nesse processo e como elas se comparam à caneta e ao papel tradicionais.

No Brasil, as assinaturas digitais começaram a ser regulamentadas há 20 anos. Contudo, foi sem dúvida com a pandemia Covid-19 e com a adoção de novos modelos de trabalho, de que é exemplo o modelo híbrido, que elas fizeram mais diferença.

Com uma assinatura eletrônica, você pode assinar um documento em apenas alguns segundos, tornando-a muito mais rápida do que as assinaturas tradicionais usando papel e caneta. Só precisa de uma conexão à internet para aceder a uma plataforma de assinaturas digitais, criar sua assinatura com um mouse ou fazendo upload a uma que já tenha e pronto! Simples e prático.

Esta nova tecnologia pode também reduzir a burocracia da sua empresa e aumentar os lucros. Ainda há muitas empresas no Brasil que têm uma forte dependência em papel. Para assinar um contrato, muitas vezes é necessário um representante se deslocar até ao cliente para entregar o contrato, o cliente assinar alguns dias depois e por fim o documento ser digitalizado e mandado por e-mail para ambas as partes. Isso sem contar com o tempo e custos de deslocação e possíveis erros. Com a adoção de um serviço de assinatura eletrônica, ambas as partes têm acesso imediato ao contrato, evitando perdas de custos e tempo e permitindo fechar ainda mais contratos.

Outra mais-valia de assinar digitalmente um documento é a praticidade. Como ela pode ser feita a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, as empresas podem abrir portas a talentos vindos de todo o mundo ou fechar negócios internacionais de forma mais segura.

As assinaturas eletrônicas são tão válidas quanto as físicas. Elas são juridicamente vinculativas e fornecem um grau de segurança muito maior do que as formas tradicionais de assinatura de contratos. Por um lado porque apenas as pessoas interessadas podem aceder ao documento cifrado, por outro porque a assinatura está sujeita a uma autentificação eletrônica (senha, reconhecimento facial, certificado, entre outras).

Com a mudança tecnológica cada vez mais rápida, as empresas precisam se atualizar. A utilização de assinaturas eletrônicas é prática, segura, legal e permite uma maior produtividade e eficiência da sua empresa.