Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (15/10) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, empossou a advogada Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack como Juíza Membro Titular da Corte do Eleitoral, Classe dos Juristas. A cerimônia foi realizada por videoconferência, com participação remota dos membros da Corte e autoridades. 

Ao empossar a nova integrante da Corte, o presidente desejou boas-vindas à Juíza Delícia Feitosa e reforçou que ao longo dos próximos dois anos (biênio 2021-2023) a juíza muito irá contribuir com os debates e discussões no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins. 

Em nome da Corte, a saudação à empossada foi feita pelo vice-presidente e corregedor, desembargador Eurípedes Lamounier, que apresentou um resumo curricular da nova juíza. “Vossa Excelência tem muita experiência jurídica e experiência de vida, o que certamente engrandecerá e elevará o nível dos debates jurídicos travados nos processos judiciais eleitorais. Seja bem-vinda a esta Corte e saiba que o TRE do Tocantins é um Tribunal coeso, harmônico, alinhado com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral e conta com um corpo de servidores comprometidos e estudiosos; por isso, tenho certeza que prestará um excelente serviço à sociedade”, disse Lamounier.

Em seu pronunciamento, Delícia Feitosa falou da alegria e honra em integrar a Corte Eleitoral. “Estou lisonjeada em dividir esse plenário com Vossas Excelências. Sinto gratidão pela confiança que me foi dada  e tenho consciência do trabalho a ser prestado em prol do nosso Estado e da nossa sociedade. Minha responsabilidade como cidadã e jurista neste Tribunal aumentou ainda mais, visto que hoje faço parte do seleto grupo guardião da democracia do nosso país”, afirmou. 

Ainda durante a cerimônia de posse a juíza ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo Regional na educação política da sociedade; assim como destacou a problemática de gênero e a necessidade de incentivo à participação feminina na política e ocupação nos espaços de poder. “Verdade que na política atual adotada já se avançou, e a minha presença aqui é prova disso, mas essa representatividade precisa ser algo maior e, sem dúvida, a solução passa pela inclusão da mulher na sociedade, na política e em todos os espaços de poder desse país em respeito a paridade de gênero e a igualdade garantidos constitucionalmente”, frisou. 

Presenças

Além do presidente, do corregedor e da empossada, compuseram a mesa de honra virtual a Ouvidora Eleitoral do TRE-TO, juíza Ana Paula Brandão Brasil; os juízes membros José Márcio da Silveira, José Maria Lima e Antônio Paim Bróglio; o procurador eleitoral João Gustavo Seixas; o diretor-geral José Machado dos Santos; o Procurador Geral de Justiça, Luciano Casaroti,  a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, Janay Garcia; o superintendente dos Defensores Públicos, Danilo Frasseto Michelin; e o secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, representado o Governo do Estado. (Ascom TRE-TO)