Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Todos nós já utilizamos pelo menos uma vez na vida documentos PDF. Afinal de contas, este é uma os formatos mais populares da atualidade. Aliás, o próprio Windows já traz instalado por definição o Adobe Acrobat Reader, que permite criar e visualizar este tipo de documentos, o que só prova a sua importância na utilização do computador e da internet no nosso dia a dia.

O PDF foi criado pela Adobe Systems no ano de 1993 e desde logo que se tornou num dos tipos de ficheiros mais utilizados do mundo. PDF são as iniciais de Portable Document Format, que traduzido livremente para Português dá algo como Formato de Documento Portátil. Como o próprio nome indica, o seu objetivo é autonomizar um documento independentemente do programa ou do dispositivo em que foi criado, evitando conflitos de versões e normalizando os softwares de processamento de texto.

Num mundo cada vez mais livre do papel, o PDF assume-se como o formato preferencial para trocar documentos e informação sensível e importante. Até porque este tipo de ficheiro permite salvaguardar a formatação do documento original sem perder qualquer qualidade. Mas se os benefícios são claros, também algumas desvantagens surgem no horizonte. Fomos avaliar uma e outras de forma geral, para percebermos o que temos a ganhar na utilização de PDF.

As vantagens:

Comecemos pelo óbvio. O PDF é um formato extremamente popular e toda a gente consegue abri-los e visualiza-los. Até porque, como referimos acima, o Adobe Acrobat Reader até já vem instalado por defeito no Windows, o mais popular dos sistemas operativos nos computadores pessoais. Além disso, é um formato em código aberto, o que significa que é totalmente gratuito ou livre de qualquer tipo de registo.

Além disso, um ficheiro PDF ocupa muito pouco espaço no seu disco rígido. Isto deve-se ao poderoso algoritmo de compressão que utiliza, que permite manter a qualidade do ficheiro original.

Por isso, é o formato por excelência para enviar informação e documentos oficiais, até porque é possível tranca-los e evitar que terceiros os editem e alterem.

As desvantagens:

Da mesma forma que existem vantagens na utilização dos ficheiros PDF, também existe algumas desvantagens. Obviamente que o seu segredo reside neste equilíbrio e o seu sucesso reside, sobretudo quanto as segundas são inferiores às primeiras. A primeira desvantagem é também um dos seus benefícios. Pode soar a paradoxo, mas não é. É que, muitas vezes, dava jeito editar um ficheiro PDF, mas por predefinição não é possível faze-lo.

Existem, contudo, soluções na internet que permitem contornar isto. O Soda PDF é uma ferramenta online, que pode aceder no site oficial em http://www.sodapdf.com, e em que pode editar, converter, fundir, dividir, comprimir e até assinar eletronicamente qualquer tipo de ficheiro PDF. E além de ser extremamente fácil, rápido e eficiente, é também gratuito até um determinado número de utilizações diárias. Esta solução vai ao encontro das reais necessidades dos utilizadores e é por isso mesmo uma das ferramentas digitais mais populares da atualidade, utilizada por milhares de profissionais de todas as áreas, estudantes e outros internautas.

Tags: Artigos