Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

O Palmeiras defendeu com sucesso o título da Copa Libertadores ao vencer o Flamengo por 2 a 1. A final totalmente brasileira foi para a prorrogação no sábado, 27. E, pela segunda vez, com Abel Ferreira leva o Palmeiras a mais um título continental.

O tricampeonato (o primeiro em 1999) palmeirense, vencido contra o Flamengo neste sábado, em Montevidéu, coloca definitivamente o treinador natural do Penafiel na galeria dos maiores da história do Verdão.

Review da Partida

O terceiro título do clube paulista deu início às festas de rua da metrópole, a despeito das novas preocupações com o Covid-19.

O campeão abriu o placar no Estádio Centenário, em Montevidéu, por meio de Raphael Veiga, bem cedo. Flamengo, que começou a final como favorito, empatou no segundo tempo graças a Gabriel Barbosa. Já o substituto Deyverson marcou o gol da vitória no primeiro tempo da prorrogação.

Um contra-ataque iniciado pelo zagueiro Gustavo Gomez encontrou o lateral-direito Mayke livre e em campo, graças ao zagueiro do Flamengo David Luiz. Um cruzamento rasteiro de Mayke chegou a Raphael Veiga, que passou pelo goleiro Diego Alves aos seis minutos.

O Flamengo desperdiçou oportunidades no segundo tempo e só empatou no dia 72, graças ao seu artilheiro Gabriel Barbosa. Assistido por Giorgian de Arrascaeta, Gabigol marcou de perto o goleiro Weverton, que não foi rápido o suficiente para bloquear o chute.

O 1-1 parecia justo no final do tempo regulamentar. Mas não demorou muito para o Palmeiras recuperar a vantagem.

Uma escorregada do meia do Flamengo Andreas Pereira, aos 95min, fez a diferença. Deyverson, que substituiu o cansado Veiga minutos antes, carregou sozinho a bola e venceu com calma o goleiro Alves.

Com isso, o Palmeiras se tornou o primeiro time em 20 anos a conquistar títulos consecutivos. A última vez foi quando o Boca Juniors venceu em 2000 e 2001. O primeiro desses títulos contra o Palmeiras na final que impediu o lado brasileiro de reter seu primeiro título da Copa.

Deyverson, o homem que garantiu o título do Palmeiras

Deyverson marcou o gol da vitória naquela noite para dar à sua equipe o maior prêmio do futebol sul-americano.

Inicialmente, ele assinou contrato de cinco anos com o Palmeiras em 2017. Mas problemas dentro e fora do campo o levaram a ser emprestado ao Getafe em 2020 e ao Alavés pouco depois. Muitos torcedores do Palmeiras não gostaram da notícia de sua volta.

Depois de fazer o gol, Deyverson surpreendeu torcedores e jogadores perto do apito final. Ele cair no chão após ser levemente tocado nas costas pelo árbitro argentino Nestor Pitana.

Pitana riu da reação do jogador e disse-lhe para se levantar. A brincadeira de Deyverson em campo se tornou viral nas redes sociais.

O Palmeiras pode encarar o Chelsea no Mundial

O Palmeiras é um rival em potencial do Chelsea na próxima Copa do Mundo de Clubes. A edição 2021 da competição irá ocorrer no início do ano que vem nos Emirados Árabes Unidos.

Eles entram nas semifinais dos torneios ao lado dos Blues e dos campeões:

- asiáticos Al Hilal,

- africanos Al Ahly, 

- da CONCACAF Monterrey,

Os indicados da Oceania Auckland City e os vencedores da Pro League dos Emirados Árabes Unidos em 2020–21, Al Jazira, também irão completar o restante dos competidores no Mundial.

Com isso, a expectativa é que o Mundial seja bastante disputado. Principalmente por parte do Palmeiras, que deseja acabar de uma vez por todas com as piadas sobre não ter Mundial. Assim, haverá várias oportunidades de top apostas desportivas legais.

Renato Gaúcho foi demitido após a final

O Clube de Regatas Flamengo demitiu o técnico Renato Gaucho na segunda-feira, dois dias depois de perder a final da Copa Libertadores por 2 a 1 para o Palmeiras.

Gaúcho tem sofrido muitas críticas nas últimas semanas e a derrota na prorrogação para os rivais brasileiros no equivalente à Liga dos Campeões no sábado - a primeira derrota do clube em 10 jogos - foi a gota d'água para os diretores do clube.

O Flamengo está em segundo lugar na Série A do Brasil, com quatro partidas pela frente, embora o líder Atlético Mineiro precise de apenas um ponto em suas últimas três partidas para garantir o título.

Renato deixou o Rubro Negro após 38 jogos e somou 25 vitórias, 8 empates e 5 derrotas. Apesar da vitória de 72,8%, o técnico não ergueu uma taça para o Rio. O Flamengo tinha apenas uma chance matemática de vencer na Copa dos Campeões do Brasil. Foi eliminado pelo Atlético nas semifinais da Copa do Brasil e acabou por perder para Palmeiras na Libertadores, último sábado, 27.

Inicialmente o histórico sensacional de Renato Gaúcho no Flamengo chamou atenção. A vitória nos sete primeiros jogos permitiu-lhe chegar ao melhor início de sua carreira de 84 anos com o Rubro Negro. Após a derrota do Grêmio por 2 a 0, ele marcou quase 90% da vitória no retorno das quartas-de-final da Copa do Brasil, a tornar-se o técnico titular mais promissor do clube.

No entanto, a queda no desempenho abalou a confiança dos torcedores, que vaiaram Renato na derrota por 3 a 0 para o Atlético-PR, que o levou a perder a vaga na final da Copa do Brasil.