Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL/TO), deputado Antonio Andrade, afirmou ao Jornal Anhanguera, 2ª Edição, nesta segunda-feira, 6, que aceitará o terceiro pedido de abertura de impeachment contra o governador do Tocantins, Mauro Carlesse - afastado do cargo por decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell. 

O pedido a ser aceito foi protocolado na AL/TO dia 3 de dezembro pelo advogado Evandro de Araújo de Melo Júnior. Outros três pedidos também foram apresentados - um de autoria do deputado Júnior Geo, outro do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), Cleiton Pinheiro, e um de autoria do deputado federal Vicentinho Júnior (PL) que foi protocolado nesta segunda-feira, 6. 

Aceito pelo presidente, o pedido deverá ser levado a plenário nessa terça-feira, 7, para ser analisado pelos deputados estaduais. 

Operações

Os pedidos de impeachment se baseiam nas operações da Polícia Federal - Éris e Hygea - deflagradas dia 20 de outubro que resultaram no afastamento do governador Mauro Carlesse por supostas práticas ilegais. É investigado o pagamento de vantagens indevidas ligadas ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações. 

A operação Éris tem como foco desarticular suposto braço de organização criminosa instalado na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins suspeito de obstruir as investigações, utilizando-se de instrumentalização normativa, aparelhamento pessoal e poder normativo e disciplinar contra os policiais envolvidos no combate à corrupção. O grupo ainda é suspeito de vazar informações de investigações em andamento aos investigados.

Já a operação Hygea visa desmantelar suposto esquema de pagamentos de vantagens indevidas relacionadas ao Plansaúde e  estrutura montada para suposta lavagem de dinheiro, assim como demonstrar a integralização dos recursos públicos possivelmente desviados ao patrimônio dos investigados.

Leia Também: Justiça Eleitoral declara Carlesse inelegível por 8 anos e determina afastamento da prefeita Josi Nunes