Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Defesa Civil

Foto: Divulgação Defesa Civil

O Boletim de informações sobre as enchentes, divulgado neste domingo, 23, pela Defesa Civil Estadual revela um total de 3.092 desabrigados ou desalojados por consequência das inundações no Tocantins. Os desalojados são os que estão em casa de parentes, amigos ou vizinhos. Já os desabrigados são pessoas que estão em abrigos públicos. 

São 296 desabrigados em Araguanã, Formoso do Araguaia, São Miguel, Rio dos Bois, Pedro Afonso e Tupirama. 

Um total de 2.796 pessoas estão desalojadas em Araguanã, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, Sampaio e Itaguatins.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam neste domingo no Distrito de Bela Vista (São Miguel do Tocantins), porém com possibilidade de atender municípios vizinhos e ou aqueles onde houver necessidade, com equipes em prontidão.

29 municípios estão recebendo acompanhamento mais de perto, porém a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros monitora todas as regiões com problemas em razão das enchentes e inundações;

Volta Para Casa

De acordo com a Defesa Civil Estadual, a já notada redução de chuvas no Tocantins tem garantido que os leitos dos rios tocantinenses comecem a baixar, voltando ao fluxo normal, proporcionando que famílias desabrigadas ou desalojadas já pensem voltar para suas casas. "Nos próximos dias os números de desabrigados e desalojados devem diminuir. O processo de retorno para suas respectivas casas já iniciou", segundo a Defesa Civil. 

A previsão meteorológica para os próximos dias, segundo a Defesa Civil, é para chuvas isoladas, dentro da normalidade pluviométrica, como as dos últimos dias.