Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O corpo do ex-prefeito de Colinas do Tocantins, Ewaldo Borges, 73 anos, foi encontrado na manhã deste domingo, 26, por bombeiros, em região conhecida por "curral das pedras". Ele se afogou no Rio Araguaia após o barco em que estava afundar, na madrugada de sábado, 25, em Arapoema/TO. 

O ex-prefeito e o irmão, Hélio Borges Rezende, de 70 anos, pescavam quando a embarcação afundou. O irmão conseguiu se salvar nadando até a margem, mas Ewaldo submergiu e não foi mais visto. No sábado, o barco onde os irmãos estavam foi encontrado a 11 metros de profundidade.

Ewaldo era médico e foi prefeito de Colinas do Tocantins de 1993 a 1996. Ele também foi presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). 

Em nota, o governador Wanderlei Barbosa diz ter recebido a notícia com muito pesar. "Neste momento de luto, clamo para que nosso eterno e bom Deus envie o consolo de seu Santo Espírito aos corações dos familiares, amigos e aos cidadãos colinenses que, certamente, sentem a partida repentina de Evaldo Borges Resende. A todos, os meus sentimentos e orações", lamentou. 

Confira notas de pesar

Governador do Estado

Com muito pesar, recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Colinas do Tocantins, o médico Evaldo Borges Resende, ocorrido na madrugada desse sábado, 25, em um trágico acidente quando o barco em que estava afundou no Rio Araguaia, próximo a Arapoema, na região norte do Estado.

Evaldo Borges Resende era médico e atuou como clínico geral no Hospital Geral de Palmas (HGP), onde conquistou a admiração e o respeito dos colegas e pacientes. Como prefeito de Colinas (1993 a 1996) trabalhou com dedicação pelo crescimento e desenvolvimento de município e região.

Neste momento de luto, clamo para que nosso eterno e bom Deus envie o consolo de seu Santo Espírito aos corações dos familiares, amigos e aos cidadãos colinenses que, certamente, sentem a partida repentina de Evaldo Borges Resende. A todos, os meus sentimentos e orações.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Presidente da ATM

Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), por meio do presidente Diogo Borges, prefeitos e prefeitas, externa seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente da entidade, Ewaldo Borges, que presidiu a ATM e geriu o município de Colinas do Tocantins de 1993 a 1996. Ele foi vítima de um naufrágio de barco no Rio Araguaia.

Médico renomado no Tocantins, Ewaldo era sereno e tinha tranquilidade com as palavras e, com isso, promoveu a pacificação política da entidade, dividida na época, além de lutar pela descentralização de recursos na área da Educação e Saúde.

Ainda, lutou contra a criação crescente de municípios que ocorria à época e, também, por uma maior regulamentação sobre esse assunto junto ao Congresso Nacional.

Ewaldo foi também um dos atores responsáveis por alicerçar o serviço hoteleiro da ATM e favorecer a logística dos gestores municipais numa Palmas ainda embrionária. Em sua gestão, os encontros municipalistas começaram a se tornar mais frequente nos espaços da entidade.

Ewaldo deixa esposa e quatros filhos.

Ficam nossas sinceras condolências aos amigos e familiares, em nossas orações pedindo à Deus que console à todos.

Diogo Borges

Presidente

------------------------------------------------------------------------------------------------