Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Seleucia Fontes

Foto: Seleucia Fontes

A população de Taguatinga está em festa. As Cavalhadas, que ocorrem anualmente no mês de agosto, integrando os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia, padroeira da cidade, voltaram a ser realizadas de forma integral. Imperador definido para o ano de 2020, Gustavo Paiva Biage conseguiu agora, em 2022, finalizar sua missão, após adiamento provocado pela pandemia de Covid-19.

Durante a abertura oficial, o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, lembrou que foram necessários seis meses de organização. O resultado foi uma arquibancada repleta de moradores e turistas, cidade lotada, programação extensa, incluindo a parte religiosa e shows musicais.

O município distante 458 km de Palmas, na região Sudeste, é o único do Tocantins a manter a tradição trazida ao Brasil por portugueses e espanhóis, no século 18. É uma referência a batalha medieval liderada por Carlos Magno e seus soldados de elite contra os soldados Mouros, sendo que ao final os cristãos sempre saem vencedores, como indica a história, com momento de conversão e benção dos oponentes.

Ao todo, são 24 cavaleiros, sendo metade cristãos, ricamente vestidos de azul e branco, com a missão de converter os inimigos ao cristianismo, e 12 mouros (mulçumanos), trajados de vermelho e defensores da própria fé. O campo de futebol é transformado em Campo de Batalha deste grande espetáculo a céu aberto.

A abertura das Cavalhadas 2022 ocorreu na sexta, 12, com apresentação das princesas, homenagens a moradores ilustres e aos cavaleiros de ciclos anteriores, citações históricas e o Desafio das Lanças.

O secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho, que estará presente às apresentações deste sábado, 13, a partir das 16 horas, enfatizou a importância da retomada das festividades religiosas por todo o Estado. “Estamos vivendo um momento muito especial de fortalecimento das nossas mais valiosas tradições”, comemorou.