Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Obra da ponte sobre o rio Caracol na TO-110 já está na fase de concretagem dos blocos de sustentação da ponte.

Obra da ponte sobre o rio Caracol na TO-110 já está na fase de concretagem dos blocos de sustentação da ponte. Foto: Divulgação Ageto

Foto: Divulgação Ageto Obra da ponte sobre o rio Caracol na TO-110 já está na fase de concretagem dos blocos de sustentação da ponte. Obra da ponte sobre o rio Caracol na TO-110 já está na fase de concretagem dos blocos de sustentação da ponte.

Com investimento de R$ 11,4 milhões, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou a construção de duas pontes de concreto armado na implantação da estrutura entre Palmas/Jalapão, trecho que conecta Palmas a Lagoa do Tocantins, São Félix do Tocantins, Mateiros à Bahia e à Brasília/DF.

Uma das pontes está sendo construída na rodovia TO-110, sobre o rio Caracol no trecho São Félix do Tocantins a Lizarda, com extensão de 98,80 metros. Já está em fase de concretagem dos blocos de sustentação da ponte. A obra atende pedido da prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa, que há anos luta pela ponte.  

A outra ponte está com a obra na fase das ferragens e terá a extensão de 74,20 metros sobre o rio Vermelho, no trecho Lagoa do Tocantins/São Félix do Tocantins, na rodovia TO-247.

 Serviços da ponte sobre o rio Vermelho estão na montagem das ferragens de sustentação da estrutura da ponte, na TO-247 (Foto: Divulgação Ageto)

As obras devem ser executadas até meados de junho de 2025, mas com alguns momentos de desaceleração, dependendo de condições climáticas favoráveis durante o período chuvoso.

As pontes são demandas antigas dos municípios da região do Jalapão, que estão sendo priorizadas pela atual gestão do Governo do Tocantins. Obras que também fomentarão ainda mais o principal roteiro turístico tocantinense.

“Mais duas obras que o Governo do Tocantins está fazendo na região do Jalapão, reafirmando o compromisso do governador Wanderlei Barbosa de implantar a infraestrutura da espinha dorsal para o Jalapão e atender os pedidos das pessoas que vivem nas cidades e também no campo, melhorando a qualidade de vida de toda a população”, destaca o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.

As pontes também funcionam como instrumento de segurança na rota de acesso ao Parque Estadual do Jalapão, uma área de conservação permanente e de estudo biológico utilizada por pesquisadores e técnicos de meio ambiente.  (Com informações da SecomTO)