Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Para coibir a criminalidade em Palmas e dar sequência às suas operações, a Polícia Militar do Tocantins empreendeu ontem, dia 6, de uma só vez, 540 policiais, entre oficiais e praças, na Operação Guará. Desde as primeiras horas de terça-feira os policiais guarneceram as entradas e saídas da Capital com trabalho de policiamento preventivo, ostensivo e repressivo às áreas comerciais, quadras residenciais e parques. A Operação Guará também abrangeu a comunidade de Luzimangues, que fica à margem esquerda do Lago.

O comandante geral, coronel Montelo, também esteve em campo à frente da operação, acompanhando "in loquo" as atividades. Grande parte dos veículos policiais foi empregada no apoio, incluindo ônibus, trailleres, além das viaturas caracterizadas já colocadas à disposição no centro de Palmas e Taquaralto.

Segundo o comandante do CPC - Comando de Policiamento da Capital, coronel Albuquerque, que coordenou o policiamento no Centro da Cidade, "a aceitação deste tipo de operação por parte da comunidade foi altamente positiva". A ação preventiva e o contato com os cidadãos renderam elogios aos policiais "quando passávamos pelas ruas da quadra 607N fomos surpreendidos com calorosos aplausos. Acreditamos ser uma forma de demonstração de apoio e agradecimento", enfatizou major Henrique, um dos supervisores da Operação Guará, que acrescentou afirmando que "o trabalho fluiu de acordo com os princípios de Polícia Comunitária".

De acordo com dados do SIOP - Sistema Integrado de Operações durante a operação foram registrados:

1º Batalhão da PM (regiões centro e norte de Palmas)

07 acidentes de trânsito com danos materiais de pequenas e médias avarias, como também lesões leves.

01 furto em residência em que o autor foi preso em flagrante.

1.403 abordagens de veículos, 25 apreensões de veículos e 31 notificações.

6º Batalhão da PM (região sul de Palmas)

01 localização de veículo furtado

01 localização de veículo abandonado

01 prisão por porte de entorpecentes (15 pedras de crack)

01 tentativa de furto

01 violência doméstica

01 acidente com vítima fatal

74 veículos apreendidos e 20 autos de infração no trânsito.