Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O relatório divulgado nesta quinta-feira, 17, pela ONG Transparência Brasil dá conta que o Tocantins é o estado do país com maior número de pendências parlamentares na Câmara Federal. Em segundo lugar vem a Paraíba.

Dos 513 parlamentares em exercício, 163 têm pendências em seu currículo político, ou seja, 32% dos membros da casa atualmente. O Estado de Tocantins possui 75% dos seus parlamentares citados e a Paraíba 67%. Outros estados integram ainda a lista, são eles: Santa Catarina, com 63%, Amapá, Rondônia e Mato Grosso, com 50% cada.

A pesquisa também mostra que mais de um terço dos senadores brasileiros tem pendências na Justiça ou em Tribunais de Contas, entretanto os nomes não são citados. No Tocantins o nome que ficou em maior evidência no segundo semestre de 2007 no quesito pendências com a justiça foi o senador Leomar Quintanilha.

Naquela oportunidade o senador estava à frente do Conselho de Ética, encarregado de analisar as denúncias de corrupção contra o então presidente do senado, Renan Calheiros e foi submetido a intenso tiroteio da imprensa.