Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Umberto Salvador Coelho Presidente do B.Brasil e Marcelo Miranda Presidente do B.Brasil e Marcelo Miranda
  • Foto - Kleiber Arantes

Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 30, pelo Presidente do Banco do Brasil Antônio Francisco de Lima Neto e governador Marcelo Miranda, no auditório do palácio Araguaia, um convênio que vai fomentar o DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável no estado. Aproximadamente 1600 famílias de pequenos produtores e agricultores familiares serão beneficiadas.

O programa existe desde 2003 e já atendeu mais de 720 mil famílias. O valor dos recursos disponibilizados pela Fundação Banco do Brasil somam R$ 2.946.018,30 e o estado do Tocantins entra com a contrapartida da assistência técnica e extensão rural às comunidades de agricultores.

Ao todo serão 17 os municípios beneficiados com o crédito, entre eles a capital Palmas, através da COAP - Cooperativa de Apicultores de Palmas. A entidade vai receber R$ 165 mil que serão destinados à construção de um entreposto para processamento e envasamento do mel em um terreno doado pela prefeitura no Distrito Industrial.

Em seu discurso o Presidente do Banco do Brasil destacou a Fundação Banco do Brasil pelo fato de estar em todas as regiões do Brasil atendendo o desenvolvimento regional sustentável. Segundo ele o Banco do Brasil tem na Fundação um parceiro importante. Ele ainda disse que o país passa por um bom momento e mão de obra começa escassear.

Com relação ao convênio, Lima Neto disse que se tornou possível em decorrência do bom momento do estado brasileiro e Banco do Brasil e da boa gestão do governo estadual. “Provoquem o Banco do Brasil que cada vez viremos mais aqui assinar mais coisas”, disse.

Em sua fala o governador Marcelo Miranda lembrou que Lima Neto foi superintendente do Banco do Brasil no Tocantins “é por isto que as coisas estão dando certo”. O governador ainda disse que tem enfrentado grandes desafios, mas que tem alcançado grandes conquistas, principalmente através de parceiros como o Banco do Brasil.

Marcelo se disse satisfeito por ver o auditório lotado por pessoas comprometidas com a agricultura e produção e aproveitou para fazer um pedido público de que seja vista a possibilidade de se instalar uma agência do Banco do Brasil em Araguacema.

Entidades produtoras

Durante a solenidade foram entregues sete veículos pick-up leves e um caminhão Ford F-4000, comprados com parte dos recursos do convênio para entidades produtoras.

Também foram doados 74 computadores para o Ruraltins, para utilização do sistema CFC - Canal Facilitador de Crédito na contratação de operações rurais de Agricultura Familiar no Estado, também dentro da estratégia do DRS.

Autoridades presentes

A  tribuna de honra foi composta pelo Governador Marcelo Miranda; Senador Leomar Quintanilha; Senador e Vice Presidente do Banco do Brasil, Maguito Vilela; Presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto; Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Daniel Negri; Presidente da Assembléia, Carlos Gaguim e prefeito de Palmas, Raul Filho.

Alem destes a cerimônia contou com a presença de vários secretários de estado, prefeitos, deputados estaduais e dos deputados federais Osvaldo Reis, Moisés Avelino e João Oliveira.

Umberto Salvador Coelho

Tags: Tocantins