Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho - Gov. Marcelo Miranda
  • Foto - Umberto Salvador - dep. Carlos Gaguin presidente da A.L.

O governador Marcelo Miranda abriu nesta terça-feira, 12, pela manhã os trabalhos do legislativo tocantinense. Entre as autoridades presentes alem dos deputados estaduais, vereadores, secretários de estado e município, a exemplo de Edson Cabral, Secretário de Governo da Prefeitura de Palmas.

Em cumprimento ao estabelecido no artigo 40, inciso V da constituição estadual, o governador apresentou um resumo das ações do governo em 2007 e as proposituras das políticas públicas para este ano, 2008. Estas metas fazem parte da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e estão ordenadas no PPA 2008-2011 – Plano Plurianual.

A mensagem do governador à Assembléia Legislativa ressaltou as perspectivas de crescimento moderado da economia em 2008 em decorrência da crise dos Estados Unidos. Segundo informe da OCDE – Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, espera-se uma redução no crescimento da América Latina.

Em contrapartida Marcelo Miranda citou as perspectivas positivas que se apresentam para o Tocantins. No mercado de biocombustíveis, destacou as características favoráveis do estado como solo, clima e localização estratégica. Marcelo ainda lembrou que na ação de erradicação da febre aftosa, o estado alcançou 99,18% de cobertura vacinal. Na área sanitária vegetal o estado conseguiu o certificado de área livre da Sigatoka Negra, condição necessária para a conquista de novos mercados.

O destaque da resenha apresentada pelo governador ficou por conta da receita do estado em 2007. Nada mais que R$ 3.635.469 bilhões e um crescimento médio do PIB de 7,73% a partir de 2003. O crescimento da produção de grãos de 9% ajudou alavancar a economia do estado que vem crescendo e se diversificando. Na área agrícola o estado vem apresentando resultados bastante promissores. O crescimento do plantio de frutíferas cresceu 18% e o de espécies silvícolas 200%.

No contexto de políticas sociais o governador afirmou que estão inseridos: a saúde pública, a educação, a ciência e tecnologia, o trabalho, a assistência e o desenvolvimento social, alem da cultura, esporte e lazer. Na questão da educação o destaque fica por conta da formação continuada de professores, gestores e técnicos, com recursos aplicados da ordem de R$ 7.300 milhões.

Ao final da apresentação do governador o presidente do legislativo Carlos Gaguin pediu para que as deputadas Solange Duailibe e Luana Ribeiro acompanhassem Marcelo Miranda até a sala vip onde concedeu entrevista coletiva na companhia do presidente.

Apenas dois dos 24 deputados faltaram ao evento; Josi Nunes (PMDB) e Raimundo Palito (PP). Segundo a assessoria da deputada Josi o motivo seria a participação na Conferência Mundial de Desenvolvimento das Cidades que está sendo realizada em Porto Alegre – RS.

A mesa foi composta nesta primeira sessão do ano por Iderval Silva (PMDB), 1º secretário da assembléia; secretária da Casa Civil, Mary Marques; reitor da UFT, Alan Barbiero; presidente do TJ-TO, Daniel Negri; presidente do TCE, Doris Coutinho; presidente da UVT, Evandro Gomes (PMDB); coordenadora da Defensoria Pública, Stelamaris Postal; segundo secretário, José Geraldo (PTB); governador Marcelo Miranda (PMDB) e o presidente da Assembléia, Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

 

Umberto Salvador Coelho