Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

No próximo final de semana, nos dias primeiro e dois de março, será a vez do estado do Tocantins ter a sua prova classificatória para o prêmio RBC. O Kartódromo Rubens Barrichello receberá pilotos de toda a região Centro-Oeste além de competidores de Bahia, Minas e São Paulo para a disputa da primeira etapa da 6ª Copa Centro-Oeste de Kart, evento também válido como etapa única do Campeonato Tocantinense.

Grande novidade da temporada 2008 do kartismo o Grande Prêmio RBC recebeu a sugestão de alguns pilotos e equipes e o apoio convencional da Sparco Amércia Latina. Assim, a RBC Preparações de Motores, promotora da competição, divulgou na quarta-feira, 27, o primeiro adendo ao regulamento geral do Grande Prêmio RBC de Kart 2008.

A primeira alteração foi inclusão da categoria Mirim como participante da premiação. Os pilotos de seis a oito anos que competem nesta classe formarão um grid de 10 competidores na final do GP RBC. Terão direito a conquistar vaga para esta prova o Campeão Brasileiro de Kart, Campeão da Copa Brasil de Kart, Campeão Sul-Brasileiro de Kart, Campeão do GP Brasil de Kart, Campeão Tocantinense de Kart, vencedores das etapas de junho e novembro da Copa-Oeste e vencedores das etapas de Junho, setembro e dezembro da Copa São Paulo Light.

A segunda alteração foi a chegada da Sparco como apoiadora oficial da competição. A multi-nacional irá oferecer cinco kits, com produtos da grife Lico, contendo Macacão, Sapatilha e Luvas. Cada Kit tem preço aproximado de oitocentos reais aumentando assim o prêmio total da competição em mais quatro mil reais. Terão direito a receber estes kits os vencedores do Grande Prêmio RBC nas categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Novatos e Super Master.

Para a categoria Novatos acontece a terceira alteração do regulamento. A partir desta data não mais será ofertado o treino de Fórmula Renault para o seu campeão, que desta forma, passará a ser premiado com: isenção da taxa de inscrição do Brasileiro de Kart 2009, isenção do pagamento dos pneus e combustível de prova do Brasileiro de Kart 2009, isenção do pagamento do fornecimento de motores para o Brasileiro de Kart 2009, um chassis novo e um Kit Sparco.

A última alteração anunciada foi a explicação da passagem do direito de conquistar a vaga. O regulamento, omisso até então neste item, determina agora que caso algum piloto que já tenha a vaga no Grande Prêmio assegurada tenha o direito de conquistá-la novamente este benefício será concedido ao piloto classificado imediatamente após o vencedor, ou seja, o segundo colocado e assim sucessivamente.

“Gostaríamos de agradecer à Sparco o apoio ao Grande Prêmio. Mesmo após estudarmos o regulamento por quase dois meses sempre alguns detalhes acabam passando em branco. Assim, soltando este adendo, corrigimos alguns pontos, acrescentamos outros e explicamos o que precisava. Queremos uma competição justa e muito disputada no final do ano”, explicou o empresário Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações de Motores.

Valendo pontos para o Capacete de Ouro

A RBC Preparações de Motores, empresa responsável pela manutenção dos motores e promoção desta competição apresentou no dia 25 de fevereiro mais um grande atrativo para a sua sexta temporada. A partir de 2008 o Centro-Oeste também valerá pontos para o prêmio Capacete de Ouro, da Revista Racing.

A parceria firmada entre o Centro-Oeste e a Racing foi fruto de uma avaliação da diretoria da revista, principalmente, em relação aos dois últimos anos da competição. Em 2007 a competição interestadual reuniu 122 pilotos classificados além de provas em quatro kartódromos. Para este ano, além da inclusão do Tocantins, terceiro estado emvolvido no Campeonato, as provas passarão pelos kartódromos de Palmas – TO, Goiânia – GO, Brasília – DF, Guará – DF, Anápolis – GO e Itumbiara – GO.

O Capacete de Ouro, premiação organizada pela Revista Racing, é realizado desde 1997 e contempla os melhores pilotos de todas as categorias do automobilismo. Ao longo da temporada as principais competições das respectivas modalidades valem pontos para seus pilotos e, ao final do ano, os três pilotos mais bem classificados são avaliados por um júri de jornalistas, especializados, que votam para a decisão dos respectivos ganhadores dos Capacetes de Ouro, Prata e Bronze.

Segundo a direção da revista o regulamento completo da premiação ainda não foi divulgado, mas, em breve estará disponível nas páginas de suas edições e detalhará os critérios de pontuação, as competições e suas respectivas etapas que serão analisadas para a avaliação ao prêmio.

Da redação com informações Planet Kart

Tags: Esportes