Polí­tica

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, será comemorado pelo Parlamento Tocantinense em sessão solene, nesta terça-feira, dia 11, a partir das 9h, no plenário da Assembléia. A programação conta com a exibição de um vídeo, produzido especialmente para a ocasião, números musicais com o grupo MPVOX e com a banda da Polícia Militar do Tocantins, além dos tradicionais discursos.

A Mesa Diretora será formada apenas por mulheres, como as deputadas Josi Nunes (PMDB), Solange Duailibe (PT) e Luana Ribeiro (PR), dentre outras autoridades. Ao todo 150 mulheres, representando os diversos segmentos da sociedade tocantinense, foram convidadas.

A sessão solene em homenagem às mulheres ocorre desde 1992. Ela foi determinada, por intermédio de uma Resolução, solicitada pela então deputada Dolores Nunes, quando são celebradas as conquistas econômicas, políticas e sociais alcançadas pela mulher. Desde então, a Assembléia realiza conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade atual. Para a deputada Josi Nunes (PMDB), é importante também chamar atenção para o fato que, mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem discriminação, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

História

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na jornada diária para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher".

Fonte Dicom/ A.L

Por: redação

Tags: Política