Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Dra. Elba Alvarez Rodriguez, pesquisadora do CENSA - Centro Nacional de Sanidade Agropecuária de Cuba chegou nesta quarta-feira, 02, à Unitins - Fundação Universidade do Tocantins. A cientista veio ao Brasil para auxiliar na execução do projeto “Caracterização Biológica, Patogênica e Molecular de Ralstonia solanacearum, no Tocantins”, coordenado pelo pesquisador da UnitinsAgri, Dr. Artur Ferreira Lima Neto.

O projeto foi contemplado pelo edital Universal MCT/CNPq, e tem como objetivo estudar a bactéria Ralstonia solanacearum, importante agente causador de doenças vegetais. Entre as culturas atacadas pela bactéria, destacam-se a batata, o tomate e o fumo, este último, um dos principais produtos da economia cubana.

A bactéria estudada pelo projeto chegou a Cuba recentemente alarmando pesquisadores daquele país, que temem por grandes prejuízos que a praga pode trazer às suas lavouras.

Segundo Lima Neto, este primeiro contato com o CENSA possibilita o intercâmbio entre os pesquisadores. “Esta parceria será de fundamental importância para o estabelecimento de medidas de controle, geração de tecnologia, bem como, resguardar a produção de fumo na ilha caribenha”, destacou o pesquisador da Unitins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins