Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

O presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, representou o governador Marcelo Miranda, nesta quarta-feira, 02, no Palácio do Araguaia, em Palmas, na recepção da folia de baixo do Principado de Monte do Carmo.

A visita faz parte do "Giro do Divino Espírito Santo" que se inicia sempre no domingo de páscoa e se estende por 30 dias, dividindo-se na folia de baixo e na folia do alto, levando louvor do Divino e em busca de donativos, pelos arredores de Monte do Carmo e cidades vizinhas, para realização da festa que será realizada dentro dos festejos do Carmo, dias 16 e 17 de julho.

A folia é composta por 20 cavaleiros e conduzida pelo imperador responsável pela festa, Gildiney Pereira Amaral; e pelo prefeito de Monte do Carmo, Condorcet Cavalcante. O encontro das folias do alto e de baixo, que marca o fim do giro, acontecerá no dia 23 de abril, no Principado.

Festejos do Carmo

Anteriormente conhecida como Festa Geral do Carmo, os Festejos do Carmo têm como principal característica a realização das três festas em uma só, a do Divino Espírito Santo e das duas santas, a Nossa Senhora do Carmo - padroeira da cidade - e a Nossa Senhora do Rosário. Essa união dos festejos se deve, principalmente, para facilitar a participação dos moradores, especialmente os da zona rural.

Fonte: Secom