Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Graças ao empenho de todos os servidores conseguimos recuperar a credibilidade do Naturatins. É tempo de buscarmos a excelência e oferecermos um atendimento cada vez melhor à sociedade tocantinense”. Palavras do presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Marcelo Falcão Soares, na abertura da reunião que teve com os servidores da sede do órgão, na manhã desta quarta-feira, 9, em Palmas.

O encontro serviu para o gestor apresentar um balanço das atividades desenvolvidas e os projetos a serem realizados nos próximos meses, após ser efetivado no cargo que ocupou interinamente por um ano e dois meses.

Na oportunidade, Falcão elencou uma série de realizações em sua gestão, entre elas, o fortalecimento dos setores de Fiscalização, Licenciamento e Educação Ambiental; assinatura do Termo de Compromisso com a TNC - The Nature Conservancy do Brasil, para viabilizar aporte técnico e científico nas áreas de preservação do Estado; participação no Comitê de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal do governo federal; inclusão de uma ação no PDRS – Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável que repassará recursos no valor de R$ 500 mil para melhoria no setor de informática do Instituto; apoio do Naturatins na reestruturação do Coema – Conselho Estadual do Meio Ambiente, do CERH/TO – Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Fundo Estadual do Meio Ambiente; e a elaboração de convênios com as universidades para aproximar o Naturatins do setor acadêmico, que propiciou a 16 estudantes a oportunidade de estagiarem no Instituto.

O presidente do Naturatins também destacou o trabalho de valorização dos servidores. “Desde o início de nossa gestão abrimos um canal de dialógo com os servidores. A contribuição de todos foi imprescindível para o êxito em nossas ações”, enfatizou Falcão, acrescentando que tem empreendido esforços para atender as reivindicações dos servidores.

Foi anunciado ainda a finalização de proposta da reforma do prédio da sede do instituto e o investimento na qualificação profissional com o oferecimento de bolsas de estudo aos servidores. Por último, Falcão lembrou que terá continuidade o trabalho para desburocratizar as ações do Naturatins e melhorar cada vez mais o atendimento à população. Além disso, serão intensificadas as ações para ampliação do PGAM – Programa de Gestão Ambiental Municipal e do Protocolo de Uso e Controle do Fogo, bem como as atividades de monitoramento ambiental.

Fonte: Secom