Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com base em relatos de prefeitos tocantinenses e do presidente Lula, obtidos em Brasília, durante a “XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, no último dia 15, o deputado Stalin Bucar (PSDB) encaminhou requerimento à Mesa, solicitando ao Governo do Estado informações referentes ao repasse de verbas para a execução do programa de transporte escolar em todo o Tocantins. “O presidente Lula confirmou o repasse da verba para vários Estados e municípios. Quero saber se os 139 municípios tocantinenses estão recebendo esses recursos”, cobrou Bucar, na sessão desta terça-feira, 22.

O deputado quer que a Secretaria da Educação informe os valores que foram liberados pelo Governo Federal para o Estado, quais os municípios beneficiados e em que etapa de execução se encontra o programa. Sobre a questão, o líder do governo, deputado Junior Coimbra (PMDB), adiantou que a primeira parcela deste ano já foi paga, a segunda está liberada e a terceira já está sendo encaminhada. “O Governo do Estado está cumprindo sua parte, inclusive com uma verba maior que a do Governo Federal. Quanto às demais informações, basta que o senhor as solicite à Secretaria da Educação”,disse.

O “Programa Caminho da Escola” é um projeto do Governo Federal, financiado pelo BNDS, e tem como objetivo reduzir a evasão escolar dos alunos que residem na zona rural. A verba é aplicada na renovação da frota escolar e na segurança de transporte dos estudantes.

Dicom/ A.L