Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Elson Caldas Raul Filho e Paulo Sidnei visitam residência durante ação de combate à dengue Raul Filho e Paulo Sidnei visitam residência durante ação de combate à dengue

Uma ação simbólica de combate a focos de reprodução do mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 23, na Quadra 906 Sul, em Palmas, marcou a agenda do governador em exercício do Tocantins, Paulo Sidnei. Acompanhado do prefeito de Palmas, Raul Filho, dos secretários de Saúde Eugênio Pacceli (estadual), e Samuel Bonilha (municipal), de vereadores, deputados, secretários e outras autoridades, Paulo Sidnei cumprimentou moradores, agentes comunitários de saúde e falou sobre a conscientização da população no combate aos focos do mosquito.

“Esta é uma ação simbólica, para sensibilizar as pessoas quanto ao combate ao mosquito da dengue. Nessa questão, devemos assumir nossa responsabilidade enquanto cidadãos, e parar de colocar a culpa no outro, ou ficar esperando as ações do governo. O governo, tanto estadual como municipal, está fazendo sua parte, mas é fundamental o envolvimento da população”, observou.

O secretário Eugênio Pacceli reforçou que os moradores precisam se envolver no combate ao mosquito, e não esperar somente as ações dos agentes comunitários de saúde. “Os moradores precisam se conscientizar para a situação, porque 90% dos focos registrados do mosquito estão sendo encontrados dentro das residências”, alertou.

Pacceli disse também que atualmente 25 municípios estão recebendo maior apoio do governo para combater focos da doença. “O Ministério da Saúde listou dez municípios no Tocantins, com maior incidência de casos de dengue, que integram o programa estratégico de combate à dengue. Mas o governo estadual inseriu mais 15 municípios nesta lista, por prevenção, para assegurar as ações contra o mosquito”, afirmou.

Segundo dados da Sesau, neste ano de 2008 foram registradas 12.787 notificações, das quais 2.963 foram confirmadas como dengue. Também neste ano já houve 11 casos de dengue hemorrágica, resultando em um óbito.

O prefeito Raul Filho ressaltou a importância das parcerias entre as secretarias municipal e estadual de Saúde. “Através das ações conjuntas, buscamos em cada cidadão palmense o apoio para combater a dengue”, afirmou. Segundo o secretário Bonilha, as ações de combate ao Aedes Egypti já resultaram numa redução de 50% no número de focos, entre janeiro e abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado (2007).

O governador em exercício e autoridades visitaram uma residência na Quadra 906 Sul, para alertar a população quanto ao procedimento de combate ao mosquito. O aposentado Antonio Ferrão, proprietário da residência, contou que já tomava cuidados para evitar focos da dengue. “Esta ação reafirma o meu cuidado contra a doença, pois não devemos esperar somente as ações do governo. Temos que fazer a nossa parte também”, afirmou.

Da redação com informações Secom

Tags: Palmas