Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Kleiber Arantes

Foto: Kleiber Arantes

Durante a Agrotins, entidades voltadas ao agronegócio aproveitarão a oportunidade para transmitir aos visitantes da feira idéias que estão dando certo. Na área vegetal, os expositores se preparam para apresentar as novidades em flores tropicais, clones de caju, culturas para reflorestamento e até mesmo algodão colorido. A Agrotins é uma realização do governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e acontece de 6 a 10 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Floricultura

O público terá a oportunidade de aprender a confeccionar arranjos de flores tropicais. Na programação constam oficinas sobre o tema nos dias 7, 8 e 9, além de palestra, no dia 9, com o engenheiro agrônomo do Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Eustáquio Ferreira dos Santos, pioneiro no Tocantins no segmento da floricultura tropical.

Fruticultura

No experimento de integração fruticultura-pecuária, técnicos da Seagro, Ruraltins e pesquisadores da Unitins Agro vão apresentar as vantagens desse consórcio. Os interessados em fruticultura ainda poderão conferir o projeto da secretaria “Implantação do Teste Progênie de Caju”, realizado em parceria com a Embrapa Fortaleza. Esse estudo consiste na identificação de clones da fruta adaptados ao Tocantins.

Silvicultura

Na área de silvicultura a Agrotins terá expositores das culturas da teca e eucalipto. A teca é uma espécie florestal de madeira nobre, possui alta demanda no mercado consumidor e tem elevado valor comercial, uma boa opção no mercado de reflorestamento. Os visitantes também podem conhecer mais sobre o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, por meio da palestra do engenheiro florestal da Seagro, João Carlos Noleto.

Algodão colorido

O Sebrae da Paraíba está trazendo para expor na feira a empresa Natural Fashion, que trabalha com algodão orgânico colorido para produção têxtil.

Programação

A programação das palestras e clínicas tecnológicas está disponível no link ‘Agrotins’ na página da Seagro.

Fonte: Secom