Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A etapa do Fórum Regional Norte do PMDB Mulher, realizada em Gurupi, teve a deputada Josi Nunes (PMDB) como principal anfitriã. O encontro ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 15, e teve a finalidade de colher propostas para a construção da carta de Brasília do PMDB Mulher. O documento será elaborado durante o 1º Fórum Nacional do segmento feminino da sigla que ocorrerá na Capital federal nos dias 29 e 30 de maio. As mobilizações nacionais estão sendo coordenadas pela presidente e pela secretária nacional do PMDB Mulher, Maria Elvira e Regina Perondi.

As duas lideranças já percorreram a maioria dos estados brasileiros, com a campanha “Mulher: tome partido”, que visa a organizar e ativar o PMDB Mulher na política estadual e municipal, além da maior participação feminina no próximo pleito eleitoral. As duas representantes nacionais vão participar da etapa do Fórum Regional em Palmas, nesse sábado, dia 17.

O fórum de Gurupi teve também o objetivo de defender a candidatura da deputada Josi Nunes à Prefeitura da cidade. A peemedebista recebeu apoio e elogios das autoridades presentes e foi aplaudida pela população que compareceu ao evento. A pré-candidata proferiu palestra, mostrando diversos mecanismos de participação da mulher na política e na vida comunitária. Ser membro de associações, de conselhos comunitários e se filiar a partidos políticos foram algumas das sugestões citadas pela parlamentar foram alguns dos instrumentos mencionados.

Segundo Josi, nem 11% das mulheres participam da política brasileira. “Quando a mulher não prestigia a política e a vida comunitária, a democracia se torna mais pobre”, sentenciou. A deputada declarou ainda que vem estimulando mulheres a entrarem na política e se candidatarem a cargos eletivos. Por sua vez, a presidente Maria Elvira defendeu o nome de Josi à prefeitura de Gurupi e conclamou as mulheres a se fazerem mais na vida política local e regional.

Também foi anunciado o afastamento de Josi Nunes da presidência do PMDB Mulher estadual que passa a ser presidido, a partir de agora, pela ex-secretária de Estado Maria Helena Brito Miranda que também compareceu ao evento. Marcaram presença também o deputado Eli Borges (PMDB), o presidente estadual do PMDB, deputado federal Osvaldo Reis, dentre outras lideranças.

Elpídio Lopes