Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado César Halum (DEM) concedeu na tarde desta terça-feira, dia 19, uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre a eleição da nova diretoria da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), na qual ele é candidato único para presidente da entidade. “Esta eleição representa uma valorização do Tocantins no cenário nacional”, declarou Halum, que será o primeiro deputado tocantinense a presidir a instituição. A votação está prevista para 30 de maio, último dia da 12ª Conferência da entidade, que começa em 28 deste mês, em Fortaleza, Ceará.

O parlamentar comentou ainda sobre seus projetos para a Unale. Dentre eles, citou prêmios para os deputados de atuação destacada regional e nacionalmente, além de apoio à divulgação dos trabalhos parlamentares em seus estados. Halum esclareceu ainda que em sua gestão a entidade manterá a missão de trabalhar pelo resgate dos direitos das Assembléias Legislativas, “retirados pela Constituição de 1988, como o de legislar sobre a emancipação dos municípios”.

Outro ponto enfatizado por César Halum é o destaque que o Tocantins ganha através desta eleição. Segundo o deputado, os assuntos de interesse do Estado, como a regularização fundiária e o meio ambiente, ganham maior projeção quando articulados com os interesses de outros estados e que essa articulação é facilitada com posições de prestígio como esta.

12ª Conferência

A reforma tributária e o resgate da credibilidade da classe política são os temas tratados neste encontro da entidade. Segundo Halum, mais de 700 dos 1.059 deputados estaduais do país são esperados para o evento. “O Tocantins sempre compareceu com a maior delegação proporcional em todas as edições da conferência”, frisou.

Nesta edição, a senadora Kátia Abreu (DEM) participará de um debate sobre a reforma tributária, juntamente com o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB). Também vão acontecer na 12ª Conferência da Unale encontros simultâneos de funcionários de cerimoniais, técnicos de informática e procuradores das Assembléias Legislativas. A presença do governador Marcelo Miranda (PMDB) na solenidade de abertura já está confirmada.

Fonte Dicom A.L