Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Quatro bandas do Tocantins foram selecionadas pelo Edital do Programa Nacional Bandas de Música – 2007, da Funarte- Fundação Nacional de Artes e Ministério da Cultura. São elas: Banda Mestre Bento Jacinto da Silva, de Dianópolis, Banda de Música Municipal de Dueré, Banda Municipal de Novo Acordo e Banda Municipal Mestre Zacharias, de Santa Rosa do Tocantins. Cada uma delas receberá prêmio no valor de até R$ 20 mil para aquisição de novos instrumentos de sopro.

A lista dos contemplados foi divulgada na terça-feira, 10. Foram selecionados 143 projetos, representantes de todas as regiões do País. Ao todo, 550 passaram pela análise da comissão de seleção, formada por cinco profissionais da área de música: Anamaria Catarina Nobre Peixoto (PA), pianista e professora de música da Universidade Federal do Pará; Antonio Carlos Neves Campos (SP), diretor artístico do Conservatório de Tatuí, maestro e arranjador; Eduardo Nóbrega (PB), professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba; Fernando Berti (RS), formador, regente titular e diretor artístico da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul; e Jarbas Cavendish (GO), professor da Universidade Federal de Goiás nas disciplinas Harmonia Funcional Aplicada e Conjunto Musical. Os critérios de avaliação foram a qualificação da banda, a clareza na exposição de suas necessidades e a viabilidade prática do projeto.

O objetivo do Programa Nacional Bandas de Música é contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais. Esta é a primeira vez que o Programa não distribuirá diretamente os instrumentos de sopro e sim custear a aquisição dos instrumentos.

A Fundação Cultural do Tocantins tem incentivado as bandas de música do Estado com apoio à elaboração dos projetos e repasse de informações das mesmas para a Funarte.

Fonte: Fundação Cultural

Tags: Bandas, cultura