Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira

O CTG-Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência de Palmas promoverá no próximo dia 05 de julho, sábado, às 23h, um grande Fandango Gaúcho com Beto Gaiteiro e Banda Sem Fronteiras, de Guaraí-TO. O traje é a pilcha ou esporte fino.

Haverá sorteio de brindes e premiação ao casal melhor pilchado. Este é o primeiro fandango organizado pela nova patronagem, biênio 2008/2010 empossada no último dia 08 de junho, quando assumiu como patrão, o advogado Carlos Vieczorek, eleito em assembléia geral.

O CTG Nova Quêrencia conta hoje com mais de mil associados que podem desfrutar de instalações como piscinas, quadra de vôlei e futebol de areia; cancha de bocha; salão de jogos e festas, boliche, dois banheiros e uma área de 200 metros na orla pronta para utilização dos associados como mais uma opção de lazer.

A nova gestão

Com o objetivo de reavivar as ações sociais e culturais do CTG Nova Querência, a nova diretoria tem como meta promover ações e campanhas para divulgar e valorizar cada vez mais as tradições gaúchas presentes no Estado do Tocantins.

Segundo o patrão Carlos Vieczorek durante sua gestão serão realizados trabalhos voltados para a contemplação dos associados como a construção de duas canchas de bocha, a revitalização da Invernada artística, com a composição de grupos de dança, a reorganização do banco de dados com o recadastramento de todos os associados e a mobilização para a participação efetiva destes junto aos eventos do clube, além da agregação de novos associados.

Uma das metas da patronagem será a construção de um novo espaço destinado para a cultura tradicionalista gaúcha, titulado "A Casa das Sete Mulheres", que contará com acervo bibliotecário, exposição de indumentárias, painéis com relatos históricos do Rio Grande do Sul e do CTG Nova Querência.

Para promover ainda mais o intercâmbio entre a cultura gaúcha e a tocantinense serão desenvolvidas, no próprio CTG, oficinas de dança de salão e participação em eventos regionais por meio de apresentações dos grupos de dança.

Patronagem-2008/2010

Patrão: Carlos Vieczorek

Capataz Geral: Gilmar Barbosa

1º Capataz: Odon Pereira de Oliveira

2º Capataz: Giovani Luis Padão Merenda

1º Sota-Capataz: Clayrton Spricigo

2º Sota-Capataz- Gilberto Ribas dos Santos

1º Agregado das Pilchas: Arisoli Gomes Pereira

2º Agregado das Pilchas: Tadeu Dalastra

Xirú das Falas: Fábio Lopes Fagundes

Posteiro das Festas: Osmar Denes

Casa das Sete Mulheres:

Tereza Neli Wieczorek

Rosana Trindade

Anália Celencina Fagundes Gomes

Elvira Noredina Gemelli Herbert

Marcilei Regina Fusa

Warna Dolke

Cláudia Silva Queiros Perim

As mesas estão sendo vendidas antecipadamente e podem ser adquiridas no próprio CTG ou através dos telefones 3215.1390/8111.2995 ou 3026.3411.