Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho M.M sorri e faz M.M sorri e faz "V" da vitória ao contrário

A inauguração do comitê da candidata a prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (DEM), na noite desta sexta-feira, 25, contou com boa presença de público, deslocado principalmente da área norte da capital. Entretanto, por mais que a candidata e o governador Marcelo Miranda (PMDB) se esforçassem para mostrar sorrisos, era visível o vazio de lideranças no palanque, provocado principalmente pela ausência dos peemedebistas. Boa parte deles já migrou para apoiar Raul Filho (PT) e mais uma parte pode estar a caminho.

Do partido compareceu ao evento o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Gaguim, chamado por Nilmar durante seu discurso de presidente da Câmara - Nilmar já havia cometido ato falho semelhante quando foi registrar sua candidatura no cartório eleitoral e em entrevista a imprensa se referiu ao presidente como vereador Gaguim. Os outros peemedebistas presentes foram o candidato a vereador Samuel Borges, cuja família está apoiando o prefeito licenciado Raul Filho (PT) e o presidente da Câmara e candidato à reeleição, Carlos Braga, que fez um rápido discurso e foi embora antes mesmo do evento terminar.

Na sua fala Gaguim disse que a candidata Nilmar “tem sim o apoio do presidente Lula porque foi Marcelo Miranda que deu a maior votação ao presidente”. Gaguim justificou que por isto o apoio do presidente “é para este palanque”.

Durante o evento os pronunciamentos procuraram também ressaltar a importância da primeira-dama do Estado. O deputado federal João Oliveira (DEM), disse que é através de Dulce que a vitória “virá para Nilmar”, disse, em referência às lideranças de bairros que tem sido contatadas pela primeira-dama do Estado.

Marcelo Miranda

O governador Marcelo Miranda disse que sua fala seria curta e iniciou dizendo que o dia era especial por se tratar do início da campanha. Miranda agradeceu os presentes dizendo que no palanque estavam os “grandes líderes”. Ele também agradeceu e ressaltou a presença dos presidentes das associações de bairro.

Miranda se dirigiu a Nilmar e disse que, estar ao lado dela “é estar ao lado da grandeza”, ele disse que entende que Nilmar é o melhor nome “respeitando os outros candidatos” e vai discutir com os empresários para mostrar para eles a importância de tê-los na campanha.

Evandro Gomes

O candidato a vice-prefeito, Evandro Gomes, disse se referindo a um jornalista de um portal de notícias local que no dia 5 de outubro “você estará dando a notícia da nossa vitória”. Ele também se dirigiu ao presidente da Assembléia para dizer que tinha certeza do apoio dele “que não faltará a nossa candidatura assim como não faltamos a você, disse.

Nilmar Ruiz

A candidata iniciou seu discurso cumprimentando os “amigos e amigas” de Palmas e também fez uma referência aos presidentes das “associações comunitárias”.

Nilmar também agradeceu ao senador Marco Antônio Costa, suplente da senadora Kátia Abreu (DEM), e os ausentes; senador Leomar Quintanilha (PMDB), deputado federal Osvaldo Reis (PMDB) e deputado federal Moisés Avelino também PMDB.

Com relação a suas propostas, a candidata do DEM disse que vai mudar a saúde do município com apoio do governo federal. “A nossa gente não pode ficar horas e horas na fila”, disse. Segundo Nilmar muitas vezes um "neném nasce e só depois chega o resultado do exame informando que a mulher estava grávida". Ela ainda disse que vai construir o Pronto Socorro da área sul “para que a gente de lá não precise vir para o centro” e voltou a ressaltar a parceria com o governador Marcelo Miranda e o presidente Lula.

Nilmar também disse que vai trabalhar a questão fiscal para que o comércio e a indústria cresça e na área do turismo ela disse enfática: “vamos ver as praias cheias e bonitas, sem piranhas”

Na área da educação a candidata do DEM disse que em seu governo vai ter escola de tempo integral não para “poucas pessoas mas para todas as crianças”. Nilmar também frisou que vai trazer de volta os programas sociais “a exemplo do mãe crecheira e amigos do meio ambiente”. Ela encerrou seu discurso pedindo para que todos se descem as mãos em prece, para que tudo corra bem na campanha sem nenhum acidente.

Presentes

Alem dos candidatos a vereador, secretários de Estado e funcionários do governo estadual convidados para o ato, estiveram presentes o secretário da Infra-estrutura do Estado, Brito Miranda; primeira-dama, Dulce Miranda; deputado estadual, Paulo Roberto (DEM); deputado federal, João Oliveira DEM); vereador, Dr. Sebastião (DEM); presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Gaguim (PMDB); senador interino, Marco Antônio Costa.

 

Umberto Salvador Coelho