Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wherbert Araújo

Foto: Wherbert Araújo

Nesta quarta-feira, 17, a capital do Tocantins será palco para as discussões sobre os desafios da produção orgânica. O evento é uma realização do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a CPOrg – Comissão da Produção Orgânica do Tocantins.

A abertura oficial do seminário será às 19h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, e contará com a presença de 300 agricultores familiares de todo o Estado, representantes das instituições colaboradoras (Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Naturatins, Instituto Ecológica, Atropicato, Unitins, prefeitura municipal), estudantes de Ciências Agrárias e técnicos do Ruraltins.

O 2º Seminário Estadual de Agroecologia – Desafios da Produção Orgânica objetiva esclarecer o que é agroecologia, já que sua amplitude causa confusão na cabeça da grande maioria da população; informar sobre a produção orgânica, do cultivo a comercialização; apresentar as vantagens dos alimentos orgânicos e incentivar o consumo dos mesmos. O evento é aberto ao público e possui entrada franca.

A gerente de Programas Ambientais do Ruraltins e uma das organizadoras do evento, Amanda Oliveira dos Santos, vê no seminário, uma oportunidade para apresentar, aos participantes, modelos de desenvolvimento sustentável na agricultura. O momento também servirá para debater sobre uma forma de atestar a qualidade do que é produzido, sem insumo químico, no Estado.

Programação

17/9 (quarta-feira)

18h – Inscrição e credenciamento dos participantes

19h – Abertura oficial

20h – Palestra "Enfoque Agroecológico: Conceitos e Potencialidades" com José Antonio Costabeber (Engenheiro Agrônomo, mestre em Extensão Rural e Doutor em Agroecologia, Emater – RS)

18/9 (quinta-feira)

8h – Palestra "Perspectiva da Produção de Carne Orgânica no Brasil" com Henrique Balbino (Presidente da Aspranor - Associação de Produtores de Animais Orgânicos)

9h30 – Apresentação de experiências de produtores do Tocantins

10h20 – Intervalo

10h40 – Palestra "Adubação Orgânica", com Viviane Fernandes Moreira (Engenheira Agrônoma, Doutora em Agronomia e Ciências do Solo)

12h – Almoço

14h – Palestra "Mercado de Orgânicos" com Maria Fernanda Fonseca, da Pesagro – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro

16h – Intervalo

16h20 – Apresentação de experiências do Tocantins

16h50 – Palestra com representante do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

17h30 - Encerramento

 

Fonte: Assessoria de imprensa Ruraltins