Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves
  • Ministro da Previdência social, José Pimentel, ouve discurso de Raul Filho

O senador Leomar Quintanilha (PMDB) comprovou o que vinha sendo especulado pela imprensa e subiu na noite desta quinta-feira, 1, no palanque do candidato à reeleição para a prefeitura de Palmas, da Força Popular, Raul Filho (PT).

Leomar disse que a muito tempo aprendeu que abaixo de Deus a força maior sobre a terra é a força do povo e que, portanto, se rendia à força popular, “eu me rendo à força do seu trabalho Raul à frente da prefeitura de Palmas. É por isto que estou aqui”. Leomar afirmou que Palmas tem uma administração “capaz, competente que tem atendido às demandas da população”.

Já faltando a voz o senador ainda disse que esta podia lhe faltar e afirmou “mas não me falta a coragem de tomar a decisão na hora certa”. O senador também rasgou elogios ao presidente Luis Inácio Lula da Silva “aqui o presidente deixa uma marca muito forte no Tocantins com as obras estruturantes e sobretudo com a força do programa social que olha para as pessoas mais fracas e mais carentes”, disse.

Leomar finalizou seu discurso dizendo que estava convencido que Raul Filho é o caminho “para que Palmas continue neste movimento forte e frenético que aguarda a população rumo ao progresso e ao desenvolvimento”.

Osvaldo Reis e Gaguim

O senador Leomar Quintanilha informou ao público presente que o deputado federal e presidente regional do PMDB, Osvaldo Reis e o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) o autorizaram a afirmar o apoio a Raul Filho, “outros dois companheiros, que por dificuldades maiores não puderam estar presente a partir de amanhã estarão conosco, disse, em referência aos novos apoiadores.

Derval de Paiva

Antes de apresentar o senador Leomar Quintanilha como a novidade da noite, Derval de Paiva, que vem sendo o principal articulador do apoio do PMDB ao petista, disse que não está nesta campanha contra ninguém, “nós estamos em favor desta cidade, em favor deste estado porque não queremos jogar fora o projeto que está constituído para ele”.

Derval voltou a afirmar que é homem de luta “nós somos da luta não entregamos ela para ninguém”. O público, entretanto, foi ao delírio, quando Derval disse que “agora nós estamos de costas para o palácio mas nós vamos tomar conta dele também, é questão de uma caminhada”.

No comício da Avenida Palmas Brasil na semana passada, Derval também fez insinuações com relação ao Palácio Araguaia. Na ocasião ele fez referência ao vice-governador Paulo Sidnei (PPS), que estava no palanque, e disse que Raul seria o porta estandarte que conduziria Sidnei. Na oportunidade a candidata a vice-prefeita, Edna Agnolin e também Raul tocaram no assunto com declarações semelhantes.

O prefeito em exercício encerrou sua fala agradecendo ao público e disse “vocês ganharam estas eleições”.

Raul Filho já discursa como prefeito

Raul lembrou em seu discurso o primeiro enfrentamento em 1996 contra Odir Rocha - segundo ele “uma pessoa especial que compôs o nosso governo” - quando ficou 4 pontos atrás na disputa para a prefeitura da capital. Lembrou também a segunda campanha em 2000 contra Nilmar Ruiz (DEM), “o Brasil conheceu o que aqui aconteceu com todos nós. Uma eleição ganha, as pesquisas mostravam; Ibope, Serpes, uma larga vantagem. Mas nós ainda tínhamos naquela época um sistema eleitoral frágil. Quando abriu as urnas perdemos por menos de meio ponto percentual”, disse.

Raul afirmou que no próximo governo conduzirá a capital ao patamar de cidade com “melhor qualidade de vida do Estado brasileiro”, segundo ele, hoje, Palmas é a segunda da região norte do Brasil e a 13ª do Brasil entre as capitais neste quesito.

O candidato ainda disse que todas as ações serão prioridade no próximo governo, mas a educação será prioridade número um. “O nosso desafio é levar a educação de Palmas à educação referência para todo o Brasil. Eu disse a vocês e quero repetir, nos próximos anos muitos governantes virão deste Brasil a Palmas sentar com nossos professores, nossos técnicos, genuinamente palmenses”, afirmou.

Segundo Raul o que mais o angustia é o estado de vida inadequado das crianças “A coisa que mais me deixa angustiado é visitar os nossos bairros e ver as crianças correrem e nos abraçarem e você ainda ver que eles vivem num estado de vida não adequado a uma criança. Alem da educação o nosso próximo governo tudo estará construindo para existir bastante recurso na qualidade de vida das nossa crianças”.

Habitação

Raul também reiterou o projeto de habitação e disse que fica preocupado quando alguém tenta questionar a realidade. “Em momento algum nós preocupamos em estar desmentindo os nossos opositores porque a maioria deles ao prometer o que estavam prometendo a própria sociedade já identificava que ali existia inverdades”, alfinetou, antes de dizer que sua gestão entregará até o final do mandato 5.300 casas populares.

Provocação

Raul disse que não quer ser o gerente “como alguém fala que vai ser. Eu me orgulho mesmo é de ser o prefeito é o tocador de obras que trabalhou muito tempo no silêncio, é o tocador de obras que ainda quer construir muitas escolas de tempo integral”, provocou.

Raul encerrou seu pronunciamento conclamando a todos para que fiquem vigilantes, “os senhores conhecem as práticas adotadas na calada da noite quando se aproximam os últimos dias da eleição, sejamos todos nós um soldado para coibir os abusos que hoje já percorrem as ruas das nossas cidades. Sejamos vigilantes não deixemos fazer com que este pleito seja atacado por práticas espúrias do processo político que ainda campeiam em muitas partes do Tocantins”, arrematou.

Autoridades presentes

Também estavam presentes a primeira-dama e deputada estadual, Solange Duailibe (PT); o Ministro da Previdência, José Pimentel; deputado estadual, Eli Borges (PMDB), secretários da prefeitura e os candidatos a vereador da coligação Força do Povo.

 

Umberto Salvador Coelho