Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O sistema de alerta do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontou um total de 540 km2 de áreas em processo de desmatamento na Amazônia em outubro deste ano, o que equivale a dois territórios do Estado de Tocantins.

O número é menor do que o observado no mês de setembro, quando foram 587 km2. No mês de outubro do ano passado, foram 498 quilômetros quadrados.

Os dados são do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que mapeia tanto áreas de corte raso (totalmente desmatadas) como aquelas que estão em processo de degradação florestal.

Segundo o Inpe, é importante mapear a degradação, já que o desmatamento não é um evento, mas um processo. A conversão de floresta em área totalmente desmatada pode levar de alguns meses até vários anos para ser concluída.

De acordo com o relatório, os Estados que mais tiveram alertas de desmatamento no mês de outubro foram Mato Grosso (232,8 km2) e Pará (218,2 km2). Entre as cidades, aparecem na liderança Altamira (73,5 km2), Itaituba (52,9 km2) e Tucuma (44,5 km2), todas no Pará.

Ao citar os dados do Deter na semana passada, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou que houve uma retomada do viés de baixa no desmatamento da Amazônia. Segundo ele, o acumulado de cinco meses do Deter, entre junho e outubro de 2008, caiu 23% em relação aos mesmos meses do ano anterior.

Os dados do Deter são divulgados mensalmente. Porém, por conta da grande intensidade de nuvens de novembro a janeiro na região, o Inpe só voltará a divulgar os números em fevereiro.

Fonte: Folha de S. Paulo