Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado ontem, terça-feira, 9, várias manifestações ocorreram em Brasília, com o objetivo de pressionar a Câmara Federal a votar algumas propostas para conter a corrupção no País.

Para o deputado Moisés Avelino (PMDB-TO) todo e qualquer mecanismo criado para coibir a prática de corrupção como um todo, deve receber o apoio de todos que lutam por uma sociedade transparente e democrática. O deputado, entretanto, não acredita na votação das quase 20 propostas que estão prontas para votação em plenário, porque existem outros projetos que trancam a pauta do plenário

Avelino defende mais rigor em todas as áreas e afirma que os gargalos passam pela falta de planejamento, execução e fiscalização. "A cultura da corrupção está impregnada nas licitações, quantidade, qualidade, falsificação e outros. Para corrigir esse desvio ético, é preciso tempo, legislação mais rigorosa e a punição de quem usar o dinheiro público para enriquecimento ilícito, em prejuízo da sociedade, em particular, das camadas mais carentes que ficam sem as obras essenciais a uma vida digna e justa", arrematou.

Contas Abertas

Segundo dados da ONG Contas Abertas, em 2006, a corrupção movimentou no Brasil mais de 10 bilhões de dólares, o equivalente à soma dos gastos dos ministérios dos Transportes, das Cidades, do Turismo, do Esporte e da Cultura no mesmo período.

A partir de 9 de dezembro deste ano, a Controladoria-Geral da União (CGU) torna disponível no site www.transparencia.gov.br  um cadastro das empresas envolvidas em corrupção na execução de obras públicas.

 

Da redação com informações assessoria de Imprensa e Agência Câmara