Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nasceu, no dia 11 de dezembro, Hércules, o primeiro bezerro brasileiro proveniente de inseminação artificial com espermatozóides recuperados de boi abatido há três anos em frigorífico.

A técnica de inseminação artificial, aplicada pela Embrapa Cerrados (Planaltina - DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, consiste na recuperação de espermatozóides do epidídimo, desde que mantido resfriado, até três dias após a morte do animal.

A idéia é possibilitar a reprodução de touros de elite que possam morrer acidentalmente. Armazenar material genético de animais mortos para fecundar fêmeas pode ajudar também na preservação de espécies silvestres ameaçadas de extinção. O pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados, planeja utilizar a mesma técnica, testada com sucesso em bovinos, para realizar fecundação in vitro em mamíferos silvestres como o lobo-guará, capivara, jaguatirica, gato-do-mato e outros. “São animais que podem ser encontrados mortos ao longo das rodovias do Bioma Cerrado”, destaca.

A pesquisa que utiliza a mesma técnica validada com bovinos em animais sillvestres já conta com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A intenção do pesquisador é contribuir com a criação de um banco de germoplasma de animais silvestres.

"A viabilidade espermática nesta questão depende basicamente do tempo que o animal morto permaneceu no ambiente e também das características climáticas da região naquele momento. A forma mais comum de obtenção de espermatozóides do epidídimo de animais mortos é por meio da retirada dos testículos, e seu resfriamento antes da extração dos espermatozóides", explica Martins.

Hércules é o primeiro de outros dois bezerros que irão nascer em breve. Os bezerros são órfãos de pai. Os bois foram mortos em frigoríficos há três anos. Durante o período entre a morte dos animais e a inseminação, o sêmen foi preservado em nitrogênio líquido. O diferencial da pesquisa, no entanto, é extrair os espermatozóides do epidídimo três dias após a morte dos bois. Nesta pesquisa, quatro horas após o abate, os testículos dos bois foram recolhidos e armazenados em caixas de isopor com gelo. No laboratório, o pesquisador separou o epidídimo - órgão que promove a maturação e armazenamento dos espermatozóides após a sua produção - e manteve resfriado a 5º C por até três dias.

"É uma tentativa de simular um caso de transporte por longas distâncias e que levem alguns dias. Por exemplo, se um touro de elite morre em Belém, no Pará, os testículos podem ser armazenados em gelo e transportados para o laboratório aqui", comenta.

Passados os três dias, o sêmen é extraído do epidídimo e armazenado em galões com nitrogênio líquido a -196º C. "A criopreservação conserva o material por período indeterminado", salienta Martins. O pesquisador diz ainda que o processo “é extremamente importante, pois prolonga a vida útil dos espermatozóides que permanecem em repouso e aumenta o número de animais que podem ser inseminados, uma vez que a amostra original é fracionada e facilita o intercâmbio de material genético”.

O material genético que deu origem a Hércules foi descongelado em água morna, entre 35º C e 37º C, e utilizado para inseminar artificialmente as vacas preparadas antecipadamente. Outras nove vacas foram inseminadas. Três delas tiveram a prenhez confirmada. Os outros dois bezerros devem nascer no início de 2009 no Centro de Transferência de Tecnologias das Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), no Núcleo Rural Ponte Alta (Gama - DF), mesmo local do nascimento de Hércules.

Fonte: Embrapa Cerrados