Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho Vereador Valdemar Jr vota para composição da nova mesa diretora da Câmara Vereador Valdemar Jr vota para composição da nova mesa diretora da Câmara

Antes da cerimônia de posse do prefeito Raul Filho (PT), nesta quinta-feira, 1º de janeiro, a Câmara de Vereadores de Palmas que foi transferida durante o evento, para a praça do Espaço Cultural, com o objetivo de comportar os populares que compareceram em grande número, realizou uma sessão solene presidida interinamente pelo novato Valdemar Junior (DEM) e logo após uma sessão extraordinária para eleição da mesa diretora da Casa, para a 6ª (sexta) legislatura.

Foram chamados pelo presidente para compor a mesa provisória da Câmara, Aurismar Cavalcante (PP), na função de vice-presidente e Divina Márcia (PTN) como 1ª secretária. Ainda compuseram a mesa o governador Marcelo Miranda (PMDB); vice-governador Paulo Sidnei (PPS); deputado federal, Moisés Avelino; Prefeito em exercício de Palmas, Derval de Paiva (PMDB), acompanhado da primeira-dama em exercício dona Lucília; prefeito reeleito de Palmas, Raul Filho e primeira-dama e deputada estadual Solange Duailibe (PT) e o arcebispo de Palmas, dom Alberto Taveira que fez a leitura do texto bíblico para início da sessão.

Para a mesa de honra foram chamados ainda: o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR); prefeito de Paraíso do Tocantins, Paulo Tavares (PR) e o deputado estadual, Eli Borges (PMDB).

A vereadora eleita Divina Márcia leu o termo de posse e, após, cada vereador eleito prestou juramento, sendo declarado empossados. A seguir encerrou-se a sessão solene e passou-se à sessão extraordinária que elegeu Wanderlei Barbosa (PSB) presidente da Câmara para o biênio 2009-2010.

Barbosa foi eleito com 8 votos - cinco ligados ao prefeito Raul Filho, dois da União do Tocantins (Aurismar e Lúcio Campelo (PR)) e um voto do vereador José do Lago Folha Filho (PTN) ligado à Aliança da Vitória do governador Marcelo Miranda. Para vice-presidente foi eleito Aurismar Cavalcante; 1º secretário, José Hermes Damaso (PDT); 2ª secretária: Divina Márcia e 3º secretário, Lúcio Campelo.

Concorreu com a chapa eleita da situação, a chapa ligada ao governador Marcelo Miranda (Aliança da Vitória) e encabeçada por Valdemar Junior, que obteve 4 votos.

Caminho da Paz

Durante seu pronunciamento Wanderlei Barbosa disse que vai se empenhar para que não haja nenhuma dificuldade de relacionamento entre a Câmara e as instituições do Estado e do Município,“nós temos uma responsabilidade muito grande com esta cidade, com este povo ... eu quero dizer a vocês que podem contar com nosso apoio e empenho para que nós não tenhamos nenhuma dificuldade de relacionamento com todas as instituições de governo deste Estado e deste Município”, disse, se dirigindo ao seu grupo político e liderado pelo prefeito Raul Filho.

Barbosa disse ainda que estava de coração desarmado e conclamou o governador Marcelo Miranda para trilhar o caminho da paz. Segundo ele as divergências de campanha ficaram para trás. “Eu estou de coração desarmado porque eu compreendo que nós somos responsabilizados pelo povo, para trabalhar em prol do povo e cada ação nossa até o dia da eleição, elas ficaram, de agora em diante nós precisamos de responsabilidade de conduzir este estado, de conduzir este município em prol do seu desenvolvimento. É aí onde eu conclamo governador Marcelo Miranda, eu tenho certeza que nós trilharemos o caminho da paz porque nós somos voluntários e comprometidos com Palmas e o Tocantins”, afirmou.

Ao final da cerimônia de posse o Conexão Tocantins tentou falar com o governador Marcelo Miranda para saber seu posicionamento com relação à declaração do presidente da Câmara, mas não foi possível porque ele deixou rapidamente o palco da cerimônia.

Umberto Salvador Coelho