Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Jalapão - Frederick Borges - Dunas Jalapão - Frederick Borges - Dunas
  • Jalapão - Luciano Ribeiro - Cachoeira da Velha
  • Foto - skyscrapercity.com
  • Quasarlontra conquistou o 3º lugar na prova 2008
  • Mapa do percurso da Brasil Wild Extreme 2008
  • Cachoeira da Velha, Jalapão - Foto - Frederick Borges

A Brasil Wild Extreme anunciou seu próximo desafio para este ano, a prova de aventura “A Corrida da Sustentabilidade”, que acontecerá no Jalapão, Estado do Tocantins, de 5 a 14 de junho de 2009.

Os atletas de corrida de aventura que esperavam a definição do evento já podem começar a se preparar para esta que será a 11ª prova realizada pela Brasil Wild, a segunda na categoria Extreme. A primeira foi realizada em abril de 2008 e os atletas cruzaram no total quatro estados, percorrendo ao todo 626 quilômetros.

Naquela prova, também chamada de Corrida das Fronteiras, a largada aconteceu em Paulo Afonso, na Bahia, e passou por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Sempre na rota dos atrativos naturais da região, como os cânions do Rio São Francisco, as trilhas de lampião, a caatinga nordestina e a Serra da Água Branca.

Ao todo 58 equipes de todas as partes do país participaram da prova disputando etapas nas modalidades trekking, canoagem, mountain bike, natação, mergulho, corrida de orientação e técnicas verticais (rappel e tirolesa).

Para a edição deste ano a prova promete muito mais desafios aos atletas participantes, que terão de lidar com a auto-suficiência durante todo o percurso, já que, mais uma vez, não terão equipe de apoio e não poderão contar com estrutura local, já que o Jalapão é um dos locais mais inóspitos do país. A maturidade e a experiência serão características decisivas para as equipes que pretendem seguir fortes e lúcidas após a 2ª noite.

A organização irá divulgar os detalhes da prova em março, porém adiantam que o rafting já é considerado o mais bonito do Brasil, talvez até mesmo do mundo, o que promete ser uma atração à parte na prova. A partir de fevereiro já será possível verificar detalhes do percurso da prova no site http://www.brasilwild.com.br .

Beleza Natural

A organização promete mostrar aos participantes lugares inéditos no esporte, pouco conhecidos e com uma exuberante beleza natural. “A idéia da sustentabilidade surgiu porque queremos deixar no Tocantins e no Jalapão sementes que ganhem vida própria e tornem-se sustentáveis”, disse Júlio Pieroni, organizador da Brasil Wild 2009.

Survivor

Atraído pela beleza natural e características selvagens do Jalapão, Les Stroud, apresentador do Survivorman, da Discovery Channel, utilizou o local como cenário para seu programa sobre como sobreviver em lugares inóspitos. É bom que os competidores descubram como se virar na região, porque, como dizem os locais, “aqui o negócio é bruto”.

Surgimento da Brasil Wild

Há quatro anos surgiu a primeira corrida do circuito Brasil Wild, organizado por Julio Pieroni e Harald Adam, o alemão, sócio da Brasil Wild. “Em 2004 fizemos só uma corrida para lançar a marca e o conceito. Em 2005 e 2006 foram três corridas a cada ano. Em 2007 foram duas, e em 2008 encerramos o ciclo de dez corridas da Brasil Wild com a prova Extreme”, explicou Julio Pieroni sobre a primeira prova de expedição da marca.

(Umberto Salvador Coelho)

Da redação com informações Brasil Wild e Gazeta Adventure