Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o objetivo de coordenar a vacinação oficial contra febre aftosa na região da calha do rio Amazonas, quatro médicos veterinários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – viajam neste domingo, dia 1º, para o estado do Amazonas. Na operação devem ser imunizados 500 mil bovinos e bubalinos em mais de oito mil propriedades, que serão recadastradas e georreferenciadas.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, a meta do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – é tornar todo o Brasil livre de febre aftosa com vacinação até 2010, e essa operação é uma das ações deste processo. “A estimativa é que os médicos veterinários do Tocantins fiquem no Amazonas até o dia 17 de março, mas este período pode ser prorrogado caso haja necessidade”, conta.

Atualmente, onze estados brasileiros não têm o status de área livre da febre aftosa com vacinação. São eles área de risco médio, alto risco ou risco desconhecido: Amazonas, Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e parte do Pará.

É a segunda vez que a ação oficial de vacinação dos animais ocorre na região da calha do rio Amazonas, que registrou o último caso de febre aftosa da Região Norte do País em 2004. Doze municípios serão visitados até 31 de março. A ação começou neste mês de fevereiro, em Manaus, e desde o dia 16, os profissionais estão a campo. Para a execução das atividades, serão utilizados 29 barcos de apoio, 80 pequenas embarcações e 30 veículos.

Parceiros

Participarão do trabalho 200 profissionais, entre técnicos do Ministério da Agricultura, da Codesav - Comissão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, dos órgãos parceiros e dos serviços veterinários de estados colaboradores, como Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Amapá, Espírito Santo, Maranhão e Rio Grande do Sul.

Histórico

A última ocorrência de febre aftosa da região Norte do País foi registrada na calha do rio Amazonas, em setembro de 2004. Na ocasião, o vírus tipo C foi isolado em quatro propriedades de Careiro da Várzea/AM.

A primeira operação de vacinação oficial na calha do rio Amazonas ocorreu em maio e junho de 2008, quando foram imunizados 330 mil bovídeos e recadastradas 4,5 mil propriedades rurais de seis municípios.

Fonte: Assessoria de imprensa Adapec