Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), e o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, protocolaram nesta terça-feira, 10, no Tribunal de Justiça do Pará, em Belém, um pedido de intervenção federal no estado.

O objetivo da ação é fazer com que o governo estadual cumpra 111 pedidos de reintegração de posse já determinados pela Justiça paraense. As propriedades foram invadidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Segundo o presidente da Faepa, o Pará tem mais de mil propriedades invadidas e 350 pedidos de reintegração de posse.

“É um número absurdo que nos preocupa em função do seu impacto econômico no estado, que precisa de investimentos e investidores. Também é um pedido de ordem legal, porque é uma preocupação com a democracia e com o Estado de Direito”, afirmou Xavier.

Segundo ele, o pedido de intervenção federal é uma forma de apoiar o governo estadual na retirada dos militantes das fazendas. O Tribunal de Justiça do Pará tem até a próxima semana para decidir se encaminhamento o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Fonte: Agência Brasil