Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foi iniciada ontem, quarta-feira, dia 22, uma ação de intensificação do trabalho educativo sobre o uso de defensivos agrícolas. Inspetores Agropecuários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - visitaram pontos de distribuição e propriedades de hortigranjeiros do município de Palmas, fazendo um rastreamento do que é produzido e dos agrotóxicos utilizados nas plantações.

O objetivo, segundo o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, é diagnosticar e traçar um perfil dos problemas enfrentados no campo. “Com esta informação, saberemos se os produtores estão adquirindo os defensivos corretos e poderemos instruí-los, assim como as revendas de agrotóxicos”, explica o diretor, acrescentando que análises da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária - constataram que boa parte dos produtos consumidos no País tem resíduos de agrotóxicos não indicados para aqueles produtos.

Em Palmas, foram coletadas 117 amostras que provaram que produtos como o pimentão, cenoura, uva e laranja comercializados, tem resíduos de produtos químicos que não poderiam ser utilizados nestas culturas. Michelin explica que foi verificado que esses itens não são produzidos no Tocantins. Eles vêm de Ceasas – Centros de Abastecimento, principalmente de Goiás. “Estamos verificando a origem dos produtos que apresentaram problemas e vamos enviar relatórios aos Ceasas e Órgãos de Defesa dos Estados envolvidos, solicitando providências”, pontua.

Além disso, a partir de agora a Adapec e a Vigilância Sanitária Estadual atuarão em parceria para intensificar as fiscalizações da revenda e uso de agrotóxicos no Tocantins. “A intenção é trabalhar junto com os revendedores a demanda necessária para as culturas produzidas no Estado, identificando os produtos que podem ser utilizados. Trabalharemos proativamente”, conta, complementando que a Vigilância fará as coletas e análises e a Adapec ficará responsável por conscientizar produtores e revendedores dos produtos.

Fonte: Ascom Adapec