Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foi apresentado ontem, quarta-feira, 29, um relatório das atividades da comitiva parlamentar tocantinense durante os 10 dias de viagem ao Parlamento Europeu. Além do chefe do Legislativo Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o grupo foi composto pelo presidente da União Nacional dos Legislativos (Unale), deputado César Halum (DEM), e pelo parlamentar Paulo Roberto (DEM), além de 8 deputados de outros Estados brasileiros.

Dentre as atividades citadas, o documento destaca a visita ao Parlamento Europeu, onde os deputados presenciaram a aprovação de um relatório que recomenda ao Conselho da União Européia (EU) um acordo de parceria estratégica entre o bloco e o Brasil. De acordo com o deputado César Halum, esta iniciativa pode impulsionar a criação de uma zona euro-latina-americana de parceria global.

Outro ponto destacado foi o interesse tocantinense na missão. O relatório aponta que o Estado poderá ganhar um impulso econômico com uma integração mais efetiva aos blocos internacionais. “Na Europa, os países que ainda não aderiram à UE estão sofrendo as conseqüências da crise mundial mais do que os outros países que a compõem. Isso porque a união faz a força e reduz as diferenças”, concluiu Halum.

Ainda de acordo com o documento apresentado pelos três parlamentares do Tocantins, a experiência do intercâmbio fortalece as atividades legislativas e comprova que o Brasil e a União Européia “são parceiros que partilham a mesma visão de mundo, os mesmos valores e princípios essenciais como a democracia, a promoção dos direitos humanos”.

A intenção do grupo brasileiro é a criação do Parlamento do Mercosul, semelhante do Parlamento Europeu. O chefe da delegação para Relações com os Países do Mercosul, deputado português Sérgio Sousa Pinto, incentivou a idéia. “Além da base nos estreitos laços históricos, culturais e econômicos, o Brasil evidencia o seu protagonismo, não só em nível regional, mas na América do Sul e no mundo”, comentou o anfitrião europeu. A comitiva ficou durante 10 dias e percorreu mais de cinco países.

Fonte: Dicom/AL