Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Dornil Sobrinho

Cerca de 1800 cavaleiros participaram na manhã deste domingo, 10, de uma cavalgada que marcou o início das atividades da XXIX Exposição Agropecuária de Porto Nacional e I ExpoNacional, realizada de 09 a 17 de Maio. A cavalgada que teve início às 9 horas da manhã na ponte que fica na entrada da cidade percorreu as principais ruas do município. As comitivas seguiram até o parque de exposições Antônio Mourão Neto, onde chegaram por volta das 13 horas.

Essa foi a vigésima cavalgada de Confraternização das Comitivas que contou com participantes da capital Palmas e dos municípios de, Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Paraíso, Pindorama, Ponte Alta e Silvanópolis,

Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual Fábio Martins representando o governador Marcelo Miranda, a prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, além dos presidentes dos sindicatos rurais de Porto Nacional, Sérgio Giatti e Paraíso, Edmar Marques Cabritinho.

Para o pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Porto Nacional, Sérgio Giatti, a participação da Prefeitura de Porto Nacional e do Governo do Estado é de grande importância para a realização desta feira que marca a I ExpoNacional. “Tanto a prefeita Tereza Martins quanto o deputado Fábio Martins tem sido essenciais para o sucesso da nossa exposição. Isso mostra que são pessoas que se preocupam com o incremento das atividades econômicas em nossa cidade”, concluiu Sérgio Giatti.

“Uma festa linda e emocionante. Porto Nacional como uma das cidades berço da cultura Tocantinense está de parabéns por esta cavalgada que entra para a história das exposições agropecuárias do Estado”, afirmou o deputado estadual Fábio Martins.

O evento teve como destaque as dezenas de comitivas que participaram da Cavalgada, dentre elas a da cidade de Monte do Carmo liderada pelo próprio prefeito Gilvani Pereira. Outra que chamou a atenção foi a da cidade de Almas, sudeste do Estado.

“Muladeiros”, espetáculo à parte

Antes do início da cavalgada o presidente do Sinrural de Porto Nacional, Sérgio Giati, recebeu na ponte da saída da cidade a comitiva dos “muladeiros”, grupo originário de Paraíso do Tocantins, formada por tropeiros que unicamente utilizam mulas ou burros como suas montarias.

Com cerca de 100 animais os Muladeiros deixaram a cidades de Paraíso, distante 140 km de Porto Nacional, para prestigiar o evento e promover a prática do esporte como forma de lazer e resgate as tradições.

“Somos peões, filhos de vaqueiros, pais, filhos e netos, todos apaixonados por passar horas em cima do lombo de uma mula e desbravar o interior desse lindo Estado que é o Tocantins”, citou Luisão Campos, também conhecido como Luisão Violeiro um dos idealizadores da comitiva fundada em setembro de 2009.

A abertura oficial da I ExpoNacional e XXIX Exposição Agropecuária de Porto Nacional acontece na próxima quarta-feira, 13, às 19 horas, no pátio da Arena de Rodeio com a presença de autoridades Federais, Estaduais e Municipais.

Programação:

09 de Maio - Sábado

I Vaquejada Neto Mourão

Queima de Alho (recepcionar comitiva das cidades circunvizinhas e muladeiros de Paraíso)

10 de Maio - Domingo

XX Cavalgada da Confraternização das Comitivas

I Vaquejada Neto Mourão

Show com a banda “Tá na Mídia”

11 de Maio - Segunda-feira

Chegada dos animais de Elite do Parque

Montagem dos stands de máquinas e implementos agrícolas

Show Regional

I Feira de Touros / Gado de Leite

12 de Maio - Terça-feira

Feira de Touros / Gado de Leite

Show Gospel

13 de Maio - Quarta-feira

Montagem dos stands dos Bancos do Brasil e Amazônia

Pesagem dos animais e julgamento ACNB

Abertura oficial com autoridades Estaduais e Federais

Rodeio com a Cia. de Rodeio JR. (locução Sidmar Gomes)

Show Regional

14 de Maio - Quinta-feira

Julgamento dos animais de Elite

Entrega de troféus aos criadores premiados no julgamento de Animais

Rodeio com a Cia. de Rodeio JR. (locução Sidmar Gomes)

Show com a banda de forró Anjo Azul

15 de Maio - Sexta -feira

Rodeio com a Cia. de Rodeio JR. (locução Sidmar Gomes)

Mega show com Leo Magalhães

16 de Maio - Sábado

Rodeio com a Cia. de Rodeio JR. (locução Sidmar Gomes)

Shows com as bandas Estação do Forró / Victor e Fernando

17 de Maio - Domingo

Rodeio com a Cia. de Rodeio JR. (locução Sidmar Gomes)

Entrega da premiação aos peões de rodeio

Show com a Banda Mandala

Fonte: Assessoria de Imprensa da Exposição Agropecuária