Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Conscientizar a população quanto a importância de denunciar casos de violência. É com esta proposta que a prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, realiza uma grande mobilização no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência, o Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante três dias, os profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) orientam crianças e adolescentes sobre o tema.

As atividades começaram na última quarta-feira, 13, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III. Na sexta-feira, 15, foi realizada uma caminhada em Taquaruçu, que mobilizou a comunidades escolar e a população local.

Nos eventos o tema está sendo abordado através de apresentações culturais, como dança e peças teatrais, além das instruções das psicólogas, assistentes sociais e pedagogas que irão passar dicas aos pais e profissionais da educação sobre as formas de identificar, por exemplo, os sintomas de uma criança que é vítima de qualquer tipo de violência sexual.

As crianças e adolescentes também estão sendo orientadas quanto à forma de agir diante de uma situação de abuso, exploração ou qualquer outro tipo de violência. "Estamos, a cada dia, trabalhando no sentindo de prevenir casos de violência contra crianças e adolescentes e queremos que todos saibam onde denunciar ou buscar ajuda em possíveis casos de abuso ou outra violência", ressalta a secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Emprego, Maria Helena Brito Miranda.

CREAS

No Creas, o número de atendimento às vítimas deste tipo de violência aumentou. Em todo o ano passado foram atendidas 16 crianças e adolescentes, enquanto, de janeiro a abril deste ano, já são 17 atendimentos.

Para as psicólogas, o primeiro momento após a agressão sofrida é o mais complicado, porque a vítima, assim como a família, está fragilizada. No Creas, é feito este trabalho inicial, com uma abordagem especializada, até o diagnostico real da situação.

A partir de então é que a criança ou adolescente é encaminhado para o devido atendimento psicológico. "Nosso atendimento é diário no sentido de contribuir para que cada vítima supere o trauma", reforça a coordenadora do Creas Vânia Vidal.

Agenda

A programação encerra nesta segunda-feira, 18, com a mobilização a partir das 15 horas, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na 303 Norte. As atividades visam reforçar a necessidade da denúncia, como atitude de grande importância para a devida localização e acompanhamento das vítimas.

Fonte: Ascop