Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado César Halum (DEM) é o novo secretário-geral da União dos Legislativos Nacionais (Unale). Empossado na última sexta-feira, dia 29, durante a XIII Conferência da entidade em Belém, o parlamentar que também comandou a instituição nos últimos dois anos teve sua gestão elogiada pelos colegas, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 2.

Segundo sua assessoria, ao avaliar sua passagem pela presidência da entidade, Halum mostrou-se satisfeito pela unificação da Unale, exposta pela eleição de uma chapa única para sua sucessão. Sobre o tema escolhido para a conferência, “A saúde pública no Brasil”, o deputado salientou que problemas de financiamento e má gestão estão entre as principais dificuldades brasileiras.

A conferência contou com palestrantes como o atual ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ex-ministro da pasta e atual governador de São Paulo, José Serra. Após três dias de palestras e debates, foi redigida a “Carta de Belém” que sintetiza as propostas abordadas no encontro sobre melhorias para a saúde, mudanças na legislação para a exploração do petróleo e fortalecimento dos legislativos estaduais.

Também representaram o Tocantins no evento, além do presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), os parlamentares Raimundo Palito (PP), Josi Nunes (PMDB), Stalin Bucar (PSDB), Pedro Lima (PR), Júnior Coimbra (PMDB), Amélio Cayres (PR) e José Viana (PSC).

Fonte: Dicom/AL