Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prefeito Raul Filho (PT) reúne-se com os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (Cometo) na sala de reuniões da Prefeitura de Palmas nesta manhã de segunda-feira, 15. Também participa da reunião, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão. Os municípios consorciados são: Palmas, Miracema, Tocantínia, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Lajeado e Ipueiras.

A expectativa dos chefes de Executivo é conseguirem um entendimento para que a Investco, consórcio responsável pela Construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Lajeado, Luís Eduardo Magalhães, cumpra os Planos Básicos Ambientais (PBAs) de correntes do empreendimento.

As compensações ambientais vão desde o reassentamento de famílias que foram tiradas de suas propriedades, devido ao enchimento do Lago de Lajeado até limpeza do lago e sinalização das cidades impactadas. O que os prefeitos estão buscando é uma forma economicamente sustentável para exploração do reservatório.

Visita do Governador

Além da reunião do Cometo, o prefeito Raul Filho recebeu na primeira parte da manhã desta segunda-feira, 15, o governador Marcelo Miranda, que assistiu ao Momento Cívico. Na ocasião, foram apresentadas coreografias pelo grupo de ginástica rítmica, coordenado pela professora Kelly Cristina, da Escola Municipal Anne Frank.

Fonte: Ascop