Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O filósofo Edgar Morin visita, na tarde desta quinta-feira, 25, a Comunidade Quilombola de Malhadinha, no município de Brejinho de Nazaré, a 90 km de Palmas, região Central do Tocantins. Uma comitiva com 20 integrantes acompanha a visita. Entre as autoridades, está o secretário da Cidadania e Justiça do Tocantins, Télio Leão Ayres.

Nascido na França, em 1921, Morin, que participou em Palmas do Seminário Internacional Crise Civilizacional: Distintos Olhares, é considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos, doutor honoris causa por 17 universidades e autor de mais de 60 livros (sobre temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, da etnologia à educação). Entre seus livros, destacam-se os seis volumes de “O método” e obras-primas da interpretação cultural, como “As estrelas”, “O cinema e o homem imaginário” e “Cultura de massa no século XX”.

Malhadinha

A Comunidade Quilombola de Malhadinha foi reconhecida como comunidade remanescente quilombola pela Fundação Cultural Palmares, em 1º de março de 2004. A Fundação Cultural Palmares já reconheceu 16 comunidades do Tocantins como remanescentes de quilombos.

Fonte: Secom