Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Inspetores agropecuários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – estão intensificando nesta semana as ações de fiscalização nas lojas agropecuárias de Paraíso do Tocantins, cidade localizada a 60 km de Palmas, região Central do Estado. Na tarde desta terça-feira, dia 30, mais de seis mil doses de vacinas foram apreendidas por estarem impróprias para a utilização. O material deve ser destruído no aterro sanitário da cidade nos próximos 30 dias.

O médico veterinário da Adapec, Júlio César Magalhães, explica que enquanto a Legislação Federal determina que os produtos fiquem armazenados entre 2ºC e 8ºC para a completa eficácia da vacina, o material encontrado em Paraíso estava estocado com temperatura máxima de 24,9ºC e mínima de - 17.9°C. “Dentre o material apreendido, estavam vacinas de diversos tipos, entre elas raiva, febre aftosa e brucelose”, explica.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, lembra que tanto na parte vegetal quanto animal, os proprietários de lojas devem cumprir todas as normas previstas em lei, caso contrário podem ter seus produtos apreendidos, receber multas e até mesmo ser interditados, ficando impedidos de comercializar. “Ações como esta resguardam a defesa animal, já que, por exemplo, uma vacina imprópria pode colocar a saúde do rebanho em risco”, comenta.

A operação de auditoria em Casas Agropecuárias segue até o final da semana na cidade de Paraíso e depois seguirá por outros municípios da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec